Porto, 23 jan 2024 (Ecclesia) – O padre António Ângelo Alves de Sousa, pároco de S. Mamede de Infesta durante de quase trinta anos, faleceu hoje, dia 23 de janeiro, aos 87 anos de vida, na Casa Sacerdotal, informa a Diocese do Porto.
O funeral do padre António Ângelo Alves de Sousa realiza-se no santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, na Maia de donde era natural, esta quarta-feira, dia 24 de janeiro, pelas 15h00, presidido pelo bispo auxiliar do Porto, D. Joaquim Dionísio.
O sacerdote, que celebrou os 87 anos de vida, no dia 17 de janeiro, frequentou os seminários do Porto, foi ordenado presbítero dia 16 de outubro de 1960, e iniciou a vida pastoral como vigário ecónomo de Rebordões, em Santo Tirso, sendo depois vigário cooperador de Leça da Palmeira e adjunto do Movimento ‘Apostolado do Mar’.
O padre António Ângelo Alves de Sousa colaborou também em programas formativos na Rádio Renascença, emissora católica portuguesa, e no então Colégio de João de Deus; entre 1964 e 1984, foi prefeito e professor dos seminários de Gaia e depois do Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde.
De 1984 até 2017, o padre António Ângelo Alves de Sousa foi pároco de São Mamede de Infesta, em Matosinhos, um serviço pastoral que deixou por motivos de saúde, informa a Diocese do Porto, acrescentando que nesse ano (2017) o sacerdote foi recebido na Casa Diocesana do Clero.
CB