Algarve: Bispo incentivou a uma Igreja Diocesana «ministerial, sinodal e missionária»

Três adultas receberam o Sacramento da Confirmação, na solenidade de Pentecostes

Foto: Folha do Domingo

Faro, 29 mai 2023 (Ecclesia) – O bispo do Algarve apelou este domingo a “uma Igreja sinodal, ministerial”, “nem clerical, nem laical”, falando na Eucaristia da solenidade do Pentecostes e Dia da Igreja Diocesana.

“Os ministérios ordenados que existem – diácono, padre e bispo – estão ao serviço da Igreja, do povo de Deus. Não ao serviço de si mesmos”, disse D. Manuel Quintas, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

Na Sé de Faro, o responsável católico indicou que a Igreja ministerial é “expressão plena” da ação do Espírito Santo, e desejou uma Igreja “plenificada” pela sua presença para “verdadeiramente crescer como Igreja ministerial, sinodal e missionária”.

“E é isso que queremos construir. Também aqui na nossa Igreja diocesana”, acrescentou.

Neste Dia da Igreja Diocesana do Algarve, o bispo pediu que tivessem presentes todas as comunidades paroquiais, salientando que celebrar o Pentecostes é também abrir-se à “comunidade universal”.

“Queremos sentir-nos em comunhão alimentada e fortalecida pela ação do Espírito Santo”, disse D. Manuel Quintas.

O jornal diocesano informa que nesta celebração três adultas receberam o Sacramento da Confirmação (Crisma), oriundas da Paróquia de São Luís e de um grupo das Oficinas de Oração e Vida (TOV), com cerca de 80 pessoas.

As TOV são uma Associação Internacional de Fiéis Leigos de Direito Pontifício aprovada pelo Papa São João Paulo II, a 4 de outubro de 1997, existem em mais de 60 países do mundo, chegaram a Portugal em 1984, foram fundadas por frei Ignacio Larrañaga (1928-2013), Franciscano Capuchinho.

CB/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top