Encontros «Rise up» decorrem dos temas do pontificado do Papa Francisco estão a ser preparados nos meses de abril, maior e junho
Lisboa, 11 abr 2023 (Ecclesia) – Matilde Cortez Pinto, da direção Pastoral da JMJ Lisboa 2023, disse à Agência ECCLESIA que os temas em discussão durante a Jornada Mundial da Juventude vão ser os que “movem os jovens” e num novo formato de diálogo “sinodal”.
“Pretende-se um trabalho conjunto: que as antigas catequeses sejam verdadeiros encontros entre os jovens e os bispos, orientados por equipas de animação”, afirmou Matilde Cortez Pinto no programa Ecclesia, emitido na RTP2, esta terça-feira.
De acordo com a colaboradora do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, os momentos de formação durante a semana da Jornada Mundial da Juventude, que habitualmente consistiam em catequeses propostas por bispos, em várias línguas, serão, com JMJ Lisboa 2023, ocasiões de escuta e de diálogo “no contexto sinodal proposto a toda a Igreja” e resultam de “encontros de preparação” que iniciaram neste mês de abril.
“Juntamento com o Dicastério para os Leigos, Família e Vida, estamos a construir um itinerário que nos permita, quando chegarmos à semana da JMJ, ter já feito um caminho com os jovens de todo o mundo”, indicou.
“Escuta, sonha, levanta-te” é a dinâmica proposta para os encontros “Rize up”, que acontecem na semana da jornada e também no tempo de preparação, em que podem participar todos os jovens, e não só os que se inscrevam na JMJ, assim como outras pessoas de qualquer idade.
“Nós queremos ouvir os ecos de todos e não só daqueles que têm a possibilidade de vir”, disse Matilde Cortez Pinto, acrescentando que os temas propostos para os encontros de preparação e para os diálogos durante a semana da jornada se prendem com as temáticas do pontificado do Papa Francisco.
Durante o mês de abril, o tema proposto para discussão entre os jovens de todo o mundo é “Ecologia Integral”, em maio “Amizade Social” e em junho “Grande Anúncio do Amor de Deus”.
“Dentro dos grandes temas, escolhemos aqueles que movem os jovens”, afirmou, indicando que as temáticas para os encontros de preparação serão depois continuadas na semana da JMJ Lisboa 2023.
Os materiais para os encontros preparatórios são disponibilizados, em cada mês, na página da internet da JMJ Lisboa 2023, www.lisboa2023.org, assim como os formulários para a recolha das conclusões dos encontros preparatórios, a serem apresentadas para a discussão durante a semana da Jornada Mundial da Juventude.
PR