Faro, 04 mar 2023 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Algarve promove hoje as Jornadas de Ação Sociocaritativa, com o tema “Outro Mundo é possível”, onde vão refletir sobre o “compromisso social cristão num tempo de transformação”, no Seminário em Faro.
“Este evento desafia-nos a perceber que a missão e a identidade cristãs não podem ser vividas sem uma profunda e cuidada atenção ao concreto da história e do mundo; sem o exercício atento e profético da leitura dos sinais dos tempos, das dificuldades e oportunidades que os mesmos lançam à Igreja e ao seu ardor evangelizador missionário”, explica a organização, informa o jornal diocesano ‘Folha de Domingo’.
As XXI Jornadas de Ação Sociocaritativa da Diocese do Algarve, com o tema ‘Outro Mundo é possível’, vão ter como orador Juan Ambrosio, teólogo e professor da Universidade Católica Portuguesa, a partir das 09h30, no Seminário de São José.
A Cáritas Diocesana do Algarve destaca também a “hora de profunda mudança e renovação”, um “oportuno tempo de graça e de desafios”, no contexto de uma Igreja em sínodo e da caminhada para a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa (1 a 6 a de agosto).
Neste sentido, manifesta o desejo de envolver os jovens neste setor, “incentivando-os a uma participação mais efetiva no âmbito da caridade e do serviço social”.
Segundo o programa, as jornadas começam com oração (10h00), depois o professor Juan Ambrosio apresenta o tema ‘Outro Mundo é possível’, e a partir das 12h00 há um momento de diálogo; a partir das 14h30 vai ser apresenta da “reflexão do compromisso na comunidade paroquial’, intitulada ‘sinais dos tempos’, e a partilha de reflexões, antes das conclusões, a partir das 16h00.
CB