Itália: Francisco visitou a terra natal dos pais para «reencontrar o sabor das raízes»

Francisco presidiu à Missa na catedral de Asti e encontrou-se com a comunidade diocesana

Foto EPA/Lusa, Papa em Asti

Asti, Itália, 20 nov 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje à Missa na catedral de Asti, terra natal dos pais, para “reencontrar o sabor das raízes”, onde desafiou os cristãos ao “‘sim’ da oração e do serviço”.

“Daqui, destas terras, emigrou o meu pai para a Argentina; e vim a estas terras, preciosas pelos bons produtos do solo e sobretudo pela genuíno trabalho da gente, para reencontrar o sabor das raízes”, afirmou o Papa no início da homilia.

No dia em que a liturgia católica celebra a Solenidade de Cristo Rei, o Papa disse que a realeza de Cristo não parte de um “trono confortável”, mas da Cruz “de braços abertos” para “abraçar toda a realidade”.

“Eis o nosso Rei, Rei do universo, porque atravessou os confins mais remotos do humano, entrou nos buracos negros do ódio e do abandono para iluminar cada vida e abraçar toda a realidade”, referiu o Papa.

Foto EPA/Lusa

Francisco denunciou os “espetadores perto da cruz”, que assistem “ao espetáculo cruento” e permanecem na “indiferença para com Jesus”, hoje traduzida  na indiferença para com “os doentes os pobres, os miseráveis”.

“Trata-se de um risco que corre também a nossa fé, que definha se permanecer uma teoria sem se fazer vida prática, se não houver envolvimento, se não nos gastarmos pessoalmente, se não nos comprometermos. Então tornam-se cristãos de fachada, água de rosa, como ouvi na minha casa, que dizem acreditar em Deus e querer a paz, mas não rezam nem cuidam do próximo”, sublinhou.

Diante de diagnósticos do que está errado “na sociedade, no mundo, até na Igreja”, o Papa disse que há quem ponha as “mãos na massa” como Deus “pregado no madeiro” e outros que ficam “a olhar com as mãos nos bolsos”

“Vemos as crises de hoje, o declínio da fé, a falta de participação… E que fazemos? Limitamo-nos a fazer teorias, a criticar, ou arregaçamos as mangas, comprometemo-nos na vida, passamos do «se» das desculpas ao «sim» da oração e do serviço?”, questionou o Papa, no fim da homilia, na catedral da Asti,

O Papa termina a visita à região da terra natal dos pais esta tarde, de onde regressa ao Vaticano pelas 16h00 (menos uma em Lisboa).

Francisco chegou esta sábado à localidade de Portacomaro, no norte de Itália, para visitar a prima Carla Rebezzana que celebrou recentemente 90 anos, e, de tarde, visitou a casa de repouso da localidade e depois encontrou-se com outros parentes na localidade de Tigliole, onde reside outra prima, Delia Gai.

PR

Itália: Papa na terra natal dos pais

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top