Vaticano: Papa afirma que para «boas decisões» é preciso «ouvir o coração»

Francisco continuou tema do discernimento, lembrando que as pessoas são «mestres da escuta»

 

Cidade do Vaticano, 07 set 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje que “é preciso ouvir o coração”, explicou que “Deus trabalha através de acontecimentos não programáveis, e até nos contratempos”, na catequese sobre o discernimento, onde apresentou o exemplo de Santo Inácio de Loiola.

“Para conhecer o que acontece, qual decisão tomar, para julgar uma situação, ouvir o próprio coração. Nós ouvimos a televisão, o rádio, o telefone, somos mestres da escuta, mas pergunto: ‘Você sabe ouvir o próprio coração?’”, disse na audiência geral desta quarta-feira.

Na Praça de São Pedro, o Papa incentivou os peregrinos e visitantes a parar para saber: “Mas o meu coração como está? Está satisfeito, triste, procura algo?”.

“Para tomar boas decisões, é preciso ouvir o seu coração”, afirmou, na segunda catequese do ciclo dedicado ao tema do discernimento.

A catequese esta quarta-feira foi inspirada num “episódio decisivo da vida” de Santo Inácio de Loyola, quando foi ferido numa perna, atingido por uma bala na batalha de Pamplona, e iniciou um período de convalescença, onde se dedicou à leitura, e conversão que levou à fundação da Companhia de Jesus (Jesuítas).

“Ele adorava cavalaria, mas em casa só havia vidas de santos”, lembrou o primeiro Papa Jesuíta da Igreja.

Segundo Francisco, o fundador dos Jesuítas adapta-se à situação com alguma “relutância” e, durante a leitura, “começa a descobrir um outro mundo, um mundo que o conquista e parece competir com o dos cavaleiros”.

“Fica fascinado pelas figuras de São Francisco e Santo Domingos e sente o desejo de imitá-los; E assim ele sente em si mesmo essa alternância de pensamentos, os da cavalaria e os dos santos, que parecem ser equivalentes”, desenvolveu.

Francisco explicou que “Deus trabalha através de acontecimentos não programáveis, e até nos contratempos”, por isso, aconselhou a estar atento às coisas inesperadas e como se reage a essas situações, a aprender a discernir se “é o Senhor está a falar ou o diabo”.

“A sogra está a chegar e como você reage com a sogra? É amor ou é outra coisa? E faça o discernimento. Eu estava a trabalhar bem no escritório e um companheiro diz que precisa de dinheiro: E como você reagiu? Veja o que acontece quando experimentamos coisas que não esperamos e ali aprendemos sobre nosso coração como ele se move”, desenvolveu.

“Que o Senhor nos ajude a ouvir o nosso coração e a ver quando é Ele que atua e quando não é.”

 

 

Na saudação em português, o Papa destacou a presença de peregrinos do Brasil e um “grupo de Portugal”: “Que o Senhor vos encha de alegria e ilumine as decisões da vossa vida, para realizardes fielmente a vontade do Pai celeste a vosso respeito. Rezai por mim. Não vos faltará a minha oração e a Bênção de Deus.”

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top