Congregação esteve reunida em assembleia, sob o tema «Rumo a novos horizontes»
Lisboa, 09 ago 2022 (Ecclesia) – As Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria anunciaram uma “reorganização” da congregação, que leva a “província portuguesa a juntar-se à província de Espanha e de Itália” a partir de novembro de 2023.
“Na madrugada desta nova etapa, urge assumir as convicções e apelos então confirmados, para os integrar e transformar em vida e missão. Um destes apelos é a reorganização das Províncias em Regiões, com a Província Portuguesa a juntar-se à Província de Espanha e de Itália no dia 1 novembro de 2023”, refere um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
As religiosas estiveram reunidas de 31 de julho a 5 de agosto, em Lisboa, sob o tema ‘Rumo a novos horizontes’, que levou ao sonho de “uma nova região, denominada Stella Maris”.
Além da participação das irmãs da província portuguesa, o encontro contou também com “a moderação de uma irmã polaca da província da Europa Central e de Leste e de duas irmãs da província de Espanha”.
As Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, fundadas em 1877 por Maria da Paixão, definiram quatro eixos de atuação – “Interculturalidade, Liderança/Papel de membro, Missão, Carisma” -, até ao início da nova Região, em 1 de novembro de 2023.
Para a província de Portugal os objetivos pretendem a “reestruturação/transformação das comunidades, oferecendo-lhes capacidade para serem significativas; iniciar o discernimento para um projeto missionário na realidade portuguesa; dinamizar uma equipa missionária itinerante e incentivar e dinamizar a Pastoral juvenil/vocacional”.
SN