Solidariedade: Centro Padre Alves Correia inaugura «Mercearia Sabura»
Padre Fabio Baggio, responsável do Vaticano, já visitou a nova resposta social
Lisboa, 04 jul 2022 (Ecclesia) – O Centro Padre Alves Correia (CEPAC), que apoia “a pessoa imigrante em situação de vulnerabilidade”, inaugura hoje a Mercearia social Sabura, que já recebeu a visita do subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o CEPAC, instituição dos Missionários Espiritanos, explica que a mercearia social é dirigida a pessoas por si acompanhadas, um “novo conceito” que adota para “o apoio alimentar que presta a cerca de 470 famílias”.
A sessão de apresentação da Mercearia Sabura, esta segunda-feira, a partir das 17h00, na Rua de Santo Amaro (Lisboa), conta com a participação de algumas pessoas beneficiárias desta resposta, para além de representantes da Câmara Municipal de Lisboa, do presidente da Junta de Freguesia da Estrela, de entidades parceiras e de voluntários.
A nova mercearia social do Centro Padre Alves Correia já recebeu a visita do subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) e responsável pela Secção Migrantes e Refugiados do Vaticano, numa visita ao terreno para “conhecer melhor o trabalho realizado em proximidade com as pessoas migrantes”.
O CEPAC explica que durante a visita do padre Fabio Baggio à instituição foram apresentadas as diversas respostas prestadas por esta instituição, que tem como missão “apoiar a pessoa imigrante em situação de vulnerabilidade na construção de um projeto de vida digna e feliz”.
O responsável pela Secção Migrantes e Refugiados do Vaticano, acompanhado pelo coordenador para África, Mário Almeida, foram recebidos pelo superior provincial da Congregação dos Missionários do Espírito Santo, o padre Pedro Fernandes e pela diretora executiva do CEPAC, Ana Mansoa.
O padre Fabio Baggio esteve em Lisboa para participar na jornada de reflexão que a Obra Católica Portuguesa de Migrações, da Conferência Episcopal, promoveu no dia 1 de julho, pelos seus 60 anos de existência, onde disse que as comunidades católicas devem superar quaisquer sentimentos “racistas”.
O Centro Padre Alves Correia, obra canónica criada em 1992 e sob a responsabilidade dos Missionários Espiritanos, está a comemorar o seu 30º aniversário enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), e vai dinamizar diversas atividades, até março de 2023.
Neste contexto, a inauguração da ‘Mercearia Sabura’, esta segunda-feira, é “mais um marco importante” na vida deste centro que apoia e acompanha pessoas de 19 nacionalidades e integra o Fórum das Organizações Católicas para a Imigração (FORCIM).
CB