«Creio que temos o desejo de viver com uma mentalidade nova, com uma vida nova» – Padre Domenico Soliman
Ariccia, Roma, 15 jun 2022 (Ecclesia) – O padre Domenico Soliman, sacerdote italiano, foi eleito hoje como superior geral dos Paulistas, no capítulo da congregação que está a decorrer em Ariccia, Itália.
“Creio que temos o desejo de viver com uma mentalidade nova, com uma vida nova, uma forma nova de ler e interpretar o nosso apostolado. Novo na forma, mas igual no estilo e vitalidade, e é assim que temos de encarar não só hoje, mas o futuro”, disse o responsável, citado pela Revista ‘Família Cristã’ em Portugal.
Na mensagem à congregação, o padre Domenico Soliman assinalou que tinha “um sentimento de gratidão” perante a eleição, que considerou uma surpresa.
O oitavo superior geral do Instituto Missionário Pia Sociedade de São Paulo, congregação fundada pelo Beato Tiago Alberione (considerado o “apóstolo dos media” na Igreja), tem 56 anos e desempenhava as funções de secretário-geral.
“Todas as felicidades para um serviço fecundo ao serviço dos irmãos e de toda a Família Paulista”, são os votos dos Paulista em comunicado.
Domenico Soliman nasceu em Thiene, Veneza, a 2 de junho de 1956; fez a primeira profissão na congregação a 8 de setembro de 1986, e os votos perpétuos a 7 de setembro de 1992, em Roma.
Foi ordenado sacerdote, em 1985, e era postulador geral da Família Paulista desde 2018.
O novo superior geral vai substituir nessas funções o padre Valdir José de Castro, sacerdote brasileiro eleito no capítulo de 2015 – o primeiro não-italiano a ser escolhido para esse cargo.
A edição portuguesa da Revista ‘Família Cristã’ informa que os trabalhos da reunião magna dos Paulistas terminam este domingo; no dia anterior, os capitulares são recebidos pelo Papa Francisco.
O Instituto Missionário Pia Sociedade de São Paulo (Paulistas) celebrou, em 2018, os 75 anos da sua presença em Portugal.
CB/OC