10 de Junho: Portugal é «produto» de muitos povos e «deu origem» a muitas culturas

D. José Ornelas afirma que assinalar o Dia das Comunidades é importante para o projeto futuro

Foto Santuário de Fátima, D. José Ornelas

Fátima, 11 jun 2022 (Ecclesi) – O bispo de Leiria Fátima afirmou que Portugal é uma “raça de raças”, é “produto de tantos povos” e “deu origem” a “novos mundos” e culturas.

“Quando se falava de raça portuguesa, que raça de raças era? Como todos os povos deste mundo, somos um conjunto, uma mestiçagem”, disse D. José Ornelas em Fátima, nesta sexta-feira, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa recordou o tempo em que viveu em “tantas partes do mundo”, quando era superior geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) e valorizou a celebração do 10 de Junho como “algo muito interessante para o mundo” na atualidade e para o “projeto futuro”.

“Nós somos um povo que é produto de tantos povos, tantas tradições: anglo-saxónicas, celta, romana, árabe”, firmou, acrescentando que “querer fazer uma raça pura é voltar a critérios que não têm sentido, no mundo de hoje”.

D. José Ornelas referiu que a cultura portuguesa deu origem a “coisas formidáveis”, “criou novos mundos, não só terras descobertas, mas a cultura que foi criando”.

“Não somos perfeitos, mas fomos fazendo algumas coisas interessantes”, firmou.

Na atualidade, Portugal acolhe cidadãos de “tantas partes do mundo” e reafirma a sua identidade no acolhimento dos “ucranianos que chegam”, mas “também russos” e todos os “possam ajudar a construir um mundo melhor”.

“Isto também faz parte do nosso ser: acolher, refazer-nos com as culturas que se vão cruzando neste pequeno, mas precioso território, que é o nosso Portugal”, disse D. José Ornelas a propósito da celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top