Religiosos da Igreja greco-católica ouviram confissões e acompanharam população que procurou abrigos antiaéreos
Lisboa, 28 mar 2022 (Ecclesia) – Dois sacerdotes da Ordem de São Basílio Magno celebraram a Divina Liturgia no Metro de Kiev e ouviram as confissões de quem fugia das bombas, procurando refúgio nos abrigos antiaéreos da capital ucraniana.
“Esta estação de Metro abriga muitas pessoas que vêm aqui por segurança, ou que até mesmo moram aqui”, explica o padre Josaphat Kovaliuk, em declarações divulgadas pelo portal ‘Vatican News’.
O religioso basiliano e o padre Toma Kushka, da mesma ordem, já tinham descido aos abrigos antiaéreos em várias ocasiões desde o início da invasão russa, mas no domingo presidiram, pela primeira vez presidiram, à Divina Liturgia para os fiéis da Igreja Greco-Católica.
Viktoria, médica que acompanha as pessoas na estação do Metro e paroquiana da Igreja de São Basílio, em Kiev, ajudou a organizar a celebração.
“A maioria das pessoas reagiu positivamente a esta iniciativa e rezou connosco com prazer. Embora os participantes da liturgia fossem de várias denominações, sentimos uma unidade na oração ao único Deus”, disse o padre Josaphat.
O sacerdote acrescenta que têm feito visitas pastorais “quase todos os dias”, com a ajuda das irmãs Basilianas, e agora planeiam “ter Divina Liturgia uma ou duas vezes por semana”.
OC