Conselho Presbiteral pede que todos as medidas aconselhadas pelas autoridades de saúde sejam precavidas
Funchal, Madeira, 25 mar 2022 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal vai este ano promover a realização de “todas as celebrações” da Quaresma e da Páscoa, bem como as “visitas do Espirito Santo”, assegurando o uso da máscara e a realização de testes entre toda a comitiva.
“Os membros do Conselho Presbiteral reuniram com o Sr. Bispo do Funchal e, verificaram que, tudo indica que este ano já será possível viver a Quaresma e a Páscoa realizando todas as celebrações que eram habituais, bem como as visitas do Espírito Santo. Sempre, no entanto, de acordo com as determinações e as medidas aconselhadas pelas autoridades de saúde”, pode ler-se num comunicado publicado no site da Diocese do Funchal.
A reunião, decorrida no dia 23, determinou que cada paróquia possa “festas e arraiais paroquiais sempre em diálogo com as autoridades locais”, assegurando as “devidas licenças, como sempre aconteceu”.
O Conselho Pastoral pede que os portadores das insígnias e toda a comitiva que organiza as visitas do Espirito Santo, usem a máscara e façam testes rápidos no início do dia, bem como que não se realize o tradicional beijo nas bandeiras do Espírito Santo e se evite a partilha de alimentos.
As celebrações e procissões públicas que habitualmente juntam muitas pessoas estiveram suspensas, desde 2020, por causa da pandemia da Covid-19.
LS