Acolhimento no Seminário do Bom Pastor conta com apoio das ordens dos Médicos e dos Enfermeiros
Porto, 17 mar 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano das Migrações e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto alargaram a sua parceria, oferecendo um curso de português aos refugiados ucranianos.
“Os cursos de Português para Estrangeiros (Nível A1 – Iniciação), são gratuitos e poderão decorrer em diferentes horários, sendo as aulas online ou em regime presencial, de acordo com o local de residência dos alunos”, refere uma nota divulgada pelo jornal diocesano, ‘Voz Portucalense’.
A inscrição para este curso deve ser feita no site do Secretariado Diocesano das Migrações, www.migracoesporto.pt
Tendo em vista o acolhimento de refugiados ucranianos no Seminário do Bom Pastor, a Diocese do Porto, através da sua Obra Diocesana de Promoção Social, assinou um protocolo de colaboração com as Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros para prestação de cuidados de saúde.
“Isto denota responsabilidade social”, escreve D. Manuel Linda, bispo do Porto.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da secção regional do Norte da Ordem dos Médicos (OM), António Araújo, explicou que as entrevistas e as avaliações físicas já tiveram início na segunda-feira e que este apoio é prestado gratuitamente e por voluntários.
Em causa estão os ucranianos que venham a ser acolhidos pela Diocese do Porto, que disponibilizou 70 camas no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde.
OC
Ucrânia: Diocese do Porto assinou protocolo de cooperação com a Segurança Social