Viseu 06 Out 2021 (Ecclesia) – O monsenhor José Fernandes Vieira da Diocese de Viseu faleceu no dia 05 de outubro, no Hospital de São Teotónio naquela cidade onde se encontrava internado.
O funeral realiza-se esta quinta-feira e vai estar na Sé de Viseu entre as 09h00 e as 13h00 e vai ser sepultado pelas 17h00 no Cemitério de São Martinho de Sejães (Oliveira de Frades), refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Monsenhor José Fernandes Vieira nasceu na paróquia de São Martinho de Sejães a 04 de julho de 1930, onde foi batizado a 05 de agosto de 1930.
Fez a sua formação nos Seminários Menor e Maior de Viseu e foi ordenado sacerdote por D. José Moreira Pinto a 05 de julho de 1953.
Iniciou a sua vida pastoral como sub-diretor do Lar-Escola de Santo António em Viseu a 17 de outubro de 1953 e desempenhou vários cargos na diocese: Professor de Religião e Moral, Assistente da Ação Católica, Vice-Presidente do Instituto de Santa Teresinha, Capelão da Casa de Reclusão, Reitor da Igreja dos Terceiros e Capelão da Casa de Santa Zita.
No Jornal da Beira, ao serviço da imprensa católica e regionalista, esteve 46 anos nos cargos de Chefe de Redação, Administrador, Articulista, Diretor, Presidente da Fundação Jornal da Beira.
Foi Presidente do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, Delegado da Rádio Renascença em Viseu, Membro da Comissão Instaladora da Universidade Católica em Viseu e do seu Secretariado Executivo, Membro do Conselho Presbiteral, Diretor do Museu da Catedral e Membro do Cabido da Sé.
“Monsenhor José Fernandes Vieira foi um sacerdote zeloso, homem de cultura e defensor acérrimo da imprensa cristã, foi líder com capacidade de fazer muitos amigos através do Jornal da Beira e das múltiplas atividades pastorais onde foi chamado a servir a Igreja”, escreveu o bispo diocesano, D. António Luciano.
LFS