Fátima, 06 out 2021 (ECCLESIA) – O reitor do Santuário de Fátima orienta hoje a última visita temática do ano à exposição temporária ‘Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual’, a partir das 21h15, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.
Na apresentação, o padre Carlos Cabecinhas centra a sua reflexão “no rosto visível da comunidade orante”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O padre Carlos Cabecinhas é, desde 1995, presbítero da Diocese de Leiria-Fátima e é reitor do Santuário de Fátima, desde 2011.
Fez a sua especialização teológica no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, e lecionou Liturgia e Sacramentologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos, em Coimbra, e na Faculdade de Teologia da UCP, em Lisboa.
A exposição temporária ‘Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual’ divide-se em duas partes, a primeira com sete núcleos, dá a conhecer os rostos em Fátima, procurando responder à questão das fisionomias humanas relevantes na história da Cova da Iria.
Na segunda parte, com quatro núcleos, é proposto um percurso mais orante e centrado na fé, desafiando o visitante “a interpelar-se sobre a sua condição humana, numa espécie de jogo de espelhos que confronta a realidade concreta que vivemos com o desejo relacional com a transcendência”.
A exposição ‘Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual’ pode ser visitada, diariamente, até 15 de outubro de 2022, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.
LFS