Angola: Dehonianos apostam na formação profissional e no trabalho vocacional junto dos jovens

VII Assembleia do Distrito de Angola olhou o futuro do trabalho dos Sacerdotes de Coração de Jesus

(Tiago Azevedo Mendes, enviado especial da Agência Ecclesia a Luanda)

Lisboa, 26 ago 2021 (Ecclesia) – A falta de ocupação e de perspetivas profissionais é um dos fatores de risco e de pobreza entre os jovens angolanos, é a convicção do superior do Distrito de Angola dos Sacerdotes de Coração de Jesus (Dehonianos).

“Temos o grande desafio de acolher, acompanhar e formar profissionalmente esta juventude que dentro em pouco vai assumir o país”, afirma o padre Bienvenu Pika Wasato, em declarações à Agência ECCLESIA.

O superior do Distrito de Angola dos Sacerdotes de Coração de Jesus manifesta a intensão em criarem estruturas que possibilitem a formação dos jovens e lhes abram o mundo profissional, uma necessidade que se coloca em Viana, onde estes sacerdotes trabalham.

Foto Agência ECCLESIA/TAM; Padre Bienvenu Pika Wasato

“Neste local a juventude é tão numerosa e vive muitas vezes entregue a si mesma, sem estudar e sem trabalho, à mercê de vícios”, acrescentou.

O futuro e os desafios pastorais do Sacerdotes de Coração de Jesus estiveram em foco na VII Assembleia do Distrito de Angola que reforçou também o cuidado com o trabalho vocacional.

“Só este ano, mais de 40 jovens bateram à nossa porta, dispostos a fazerem um percurso de discernimento vocacional”, constata o padre Bienvenu.

No Seminário de Viana, em Angola, estão atualmente 24 jovens a estudar filosofia, e outros 17 nas restantes localidades angolanas onde os Dehonianos estão presentes, como é o caso de Luena e no município de Luau; Os estudos teológicos mais avançados decorrem em países como os Camarões ou a África do Sul.

“Olhamos o futuro com grande esperança perante estes jovens que gostam da nossa congregação e entram em contacto connosco”, refere o padre Bienvenu Pika Wasato.

Esta assembleia dos Dehonianos contou também com a presença do superior geral da Congregação dos Sacerdotes de Coração de Jesus que se deslocou a Angola na companhia do conselheiro geral para África.

Foto Agência ECCLESIA/TAM; Padre Carlos Luis Suárez

“Vim para animar a comunhão e para que nos sintamos todos, parte de uma grande família ao serviço de uma mesma causa”, disse o padre Carlos Luis Suarez à Agência ECCLESIA.

Sobre os desafios que se colocam hoje aos Dehonianos, este responsável mundial considera que a vida religiosa “só por si é significativa” e através dela se pode “partilhar o que temos e o que somos”.

O superior geral dos Dehonianos destaca o facto destes sacerdotes viverem em comunidades internacionais de diversos países e culturas o que, só por si “é uma riqueza e também uma missão”.

“Entendermo-nos, partilhar o que temos e o que somos e depois, estar em sintonia com as urgências e as prioridades de cada igreja local, procurando pôr-nos ao serviço a partir da riqueza do nosso carisma”, desenvolveu o padre Carlos Luis Suarez.

Os Sacerdotes do Coração de Jesus estão em Angola desde 2004, a comunidade é constituída por um grupo internacional de religiosos que desenvolvem a sua missão nas Comunidades de Viana, Luena e Luau.

TAM/HM/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top