Lisboa, 03 Fev 2021 (Ecclesia) – A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) anuncia o lançamento da “nova licenciatura em Filosofia, Política e Economia”, um “curso inovador e interdisciplinar”, que vai permitir aos estudantes obterem uma abordagem “ampla e integradora dos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas”.
Este curso da UCP é o “primeiro em Portugal a aliar estas três áreas de estudos” e “é especialmente conceituado na Europa do Norte e nos Estados Unidos da América, tendo sido frequentado por grandes líderes internacionais”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A nova licenciatura vem associar o ‘saber pensar’ ao ‘saber agir’ e ‘saber fazer’, capacitando os alunos para “uma intervenção ancorada na reflexão crítica”.
“Nos dias de hoje é essencial formarmos os nossos estudantes para enfrentarem os desafios do futuro, o que implica serem proficientes a cruzar conhecimentos de diferentes áreas disciplinares”, explica Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Os grandes desafios do futuro exigem líderes “capazes de articular a reflexão eticamente sustentada com um conhecimento aprofundado da inter-relação entre as esferas política e económica”, acrescenta.
A Filosofia é uma das áreas fundacionais do curso, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento de um pensamento crítico, essencial para uma problematização dos fenómenos políticos, económicos e sociais.
A Ciência Política desempenha um papel preponderante no currículo da formação, ao permitir que os alunos adquiram um conhecimento aprofundado sobre as instituições e os processos políticos numa comunidade global.
A Economia está presente no curso para dotar os alunos de um conhecimento rigoroso de macro e microeconomia.
Inserida no contexto de Bolonha, a nova licenciatura está organizada em três anos de formação, sob a coordenação dos professores Michael Baum e Inês Bolinhas.
Filosofia, Política e Economia arranca no ano letivo de 2021/2022 e todas as informações sobre candidaturas podem ser conhecidas do site da Faculdade.
LFS