Lisboa: Faleceu o padre Manuel Marques Gonçalves

Lisboa, 01 jan 2021 (Ecclesia) – O padre Manuel Marques Gonçalves faleceu esta quinta-feira, em Lisboa, aos 89 anos de idade.

Hoje, D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, presidiu a uma Missa na Casa Sacerdotal do Patriarcado de Lisboa pelo sacerdote falecido.

O sacerdote vai ser sepultado esta segunda-feira na sua terra natal, Orca (Diocese da Guarda), pelas 14h30.

A encomendação da sua alma será presidida pelo bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício que, pelas 15h00, preside à Eucaristia na Igreja Paroquial de São Francisco de Assis de Orca.

De acordo com uma nota biográfica divulgada pelo Patriarcado de Lisboa, o padre Manuel Marques Gonçalves nasceu a 12 de novembro de 1931, em Orca, no concelho do Fundão, Diocese da Guarda; foi ordenado sacerdote a 15 de junho de 1957, na sua paróquia, por D. Domingos da Silva Gonçalves, Bispo da Guarda, ingressou na Sociedade Missionária Portuguesa (Missionários da Boa Nova) e, em 1982, foi incardinado no Patriarcado de Lisboa.

Para além da licenciatura em Teologia, o sacerdote era licenciado em Sagrada Escritura e doutorado, desde 1986, em Ciências Eclesiásticas pela Universidade de Lovaina, na Bélgica.

O padre Manuel Marques Gonçalves foi pároco em várias paróquias da Diocese de Lisboa, professor da Universidade Católica Portuguesa e, entre 2001 e 2007, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Paris, cidade onde foi também nomeado cónego honorário da Catedral de Notre-Dame.

Regressado ao Patriarcado de Lisboa, o sacerdote foi diretor do Departamento da Formação e, entre 2008 e 2011, foi pároco de Carcavelos.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top