Coimbra: Bispo incentiva Catequese a começar ano pastoral «com muito entusiasmo» (c/vídeo)

Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese publicar vídeos com testemunhos de catequistas, crianças e adolescentes e famílias até domingo, 11 de outubro

Coimbra, 05 out 2020 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e o diretor do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese, padre Manuel Ferrão, partilharam palavras de “ânimo” e “estímulo” com catequistas, catequizandos e famílias, numa mensagem pelo início do ano pastoral catequético.

“Gostaria que iniciássemos a catequese nestes novos moldes, dada a situação de pandemia, com muito entusiasmo, naturalmente correspondendo em tudo às indicações que vêm a ser dadas, pelo secretariado diocesano, pela Igreja e pelas instituições públicas. Isso significa que havemos de evangelizar, que havemos de fazer catequese respeitando as indicações que vão sendo dadas mas sem baixarmos os braços”, disse D. Virgílio Antunes na mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Coimbra começa por partilhar uma “mensagem calorosa de ânimo, de fraternidade, de caridade, para todos” que de uma forma “tão generosa e com tanto amor” se dedicam à evangelização e à catequese, “numa cooperação muito direta com a missão da Igreja e com a missão das famílias”.

Às famílias, D. Virgílio Antunes, dedica uma palavra de “estímulo”, lembrando que são “parte integrante do processo catequético” e que são “as primeiras responsáveis da evangelização”, de promover o encontro dos filhos “com Cristo”.

“Sempre foi importante o vosso papel, mas nos tempos que vivemos ainda mais relevante, porque haveis de suprir em parte aquilo que é o papel da Igreja através da comunidade cristã”, acrescentou.

O bispo de Coimbra a “todos que frequentam a catequese” – crianças, adolescentes, jovens – lembrou que este “é um tempo maravilhoso” que têm para viver e mesmo com “dificuldades, problemas”, vão “olhar para o essencial que é a possibilidade do encontro com Cristo”.

O diretor do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese desejou que o ano pastoral e catequético comece “com alegria, com confiança” e contextualizou que no âmbito da catequese inicia com a Assembleia Diocesana de Catequistas, com “mais de 200 catequistas”, que este ano não foi possível.

D. Virgílio Antunes recorda que a Assembleia Diocesana de Catequistas é “sempre rica nos seus conteúdos, na partilha”, na forma como os catequistas, particularmente os coordenadores, “assumem a sua missão”, no modo como levam informação, “como levam ânimo, entusiasmo para todos os outros nas paróquias e nas unidades pastorais”.

“O Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese continua a acompanhar, a estar atento, e a procurar levar, dentro da sua possibilidade, uma ajuda para que tudo possa decorrer da melhor forma”, disse o padre Manuel Ferrão.

O sacerdote convida todas as pessoas envolvidos na catequese a “acompanhar” as mensagens e vídeos com testemunhos de quem viveu “este tempo de pandemia com entusiasmo, um desejo de não perder o caminho de encontro com Jesus”, que vão ser publicados online a partir de hoje, até ao próximo domingo, dia 11.

O diretor do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese explica que “nada substitui o encontro pessoal” e destaca que a “catequese presencial, quanto possível, a celebração da Eucaristia de domingo com a comunidade hão de ser sempre momentos a valorizar e a procurar retomar dentro das possibilidades”.

CB

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top