Covid-19: Imagem de Fátima peregrinou em Torres Vedras, com passagem pelo Campus Neurológico Sénior, rumo ao convento franciscano do Varatojo

Iniciativa assinala 550 anos da casa religiosa, em contexto marcado pela pandemia

Foto – Agência ECCLESIA/SN – Chegada da imagem peregrina ao convento do Varatojo

Torres Vedras, 06 Jun 2020 (ECCLESIA) – O superior do Convento Franciscano do Varatojo (Torres Vedras), frei Hermínio Araújo, disse à Agência ECCLESIA que a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima àquela localidade ajudou a “inquietar” os cristãos neste tempo de desconfinamento.

No contexto “muito bonito” da celebração dos 550 anos do Convento do Varatojo, a imagem peregrina de Fátima fez um percurso “rápido” pela cidade de Torres Vedras e teve uma paragem “muito especial” no Campus Neurológico Sénior, uma “casa da ciência”, referiu este sacerdote franciscano.

Naquela instituição da ciência, os presentes rezaram “pelos homens e mulheres” desta área “tão necessária nos dias de hoje”, frisou frei Hermínio Araújo.

“É a ciência e a fé que precisamos para estes tempos de bastantes dificuldades”, afirmou.

Dentro das normas de segurança exigidas e das limitações impostas, as pessoas assistiram à visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

“É muito significativo que a imagem peregrina esteja neste lugar”, realçou.

Depois de um cântico e da oração da Avé-Maria – “um momento breve, mas com uma densidade espiritual muito grande”- os presentes sentiram a presença da Mensagem de Fátima.

As palavras de Fátima são “uma mensagem de fogo”, o lado simbólico que “inquieta, provoca e desinstala” porque esta mensagem tem raízes no “Evangelho”.

A comunidade do Varatojo “não quer receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima” para dizer “as mesmas coisas, mas deixar-se inquietar e abrir os olhos para realidades diferentes”, contou à agência ECCLESIA o superior do Convento Franciscano do Varatojo.

A celebrar 550 anos, os franciscanos do Varatojo consideram que a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima “é quase como o levantar a cabeça e dizer que estamos aqui”.

Depois da abertura das comemorações desta efeméride, em 2020, “o programa esmoreceu”, mas os seguidores de São Francisco pretendem “continuar e recomeçar algumas iniciativas”, anunciou frei Hermínio Araújo.

“Esta efeméride não é apenas a data em si, mas o que significa esta casa que é a mais antiga casa religiosa em Portugal”.

As celebrações dos 550 anos do Convento do Varatojo vão decorrer até 2024.

Esta noite, a população do Varatojo viu a imagem peregrina percorrer as ruas da localidade, mas no dia de Santo António (13 junho), “sem a habitual procissão” o andor deste santo universal também vai percorrer a zona do Varatojo (Patriarcado de Lisboa).

SN/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top