Bispo do Funchal convida diocesanos a viver momento difícil como uma oportunidade
Funchal, Madeira, 08 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo do Funchal convidou os diocesanos a não perderem a oportunidade de viver a Páscoa, apesar das circunstâncias “difíceis”, uma vez que “o Senhor continua a passar” na vida das pessoas.
“A todos quero desejar, apesar desta situação, verdadeiramente que vivam a Páscoa. O Senhor passa por nós, não percamos esta oportunidade de graça”, afirma, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
Reconhecendo a “Páscoa difícil de viver”, uma “Páscoa única”, onde “o Senhor continua a querer passar” através da vida de cada um.
Os dias de D. Nuno Brás têm sido passado “mais agarrado ao computador”.
“É a forma que encontramos, através das várias plataformas, para estarmos com os vários sacerdotes e encontrar uma forma de a diocese estar presente”, indica.
Já num texto enviado à Agência ECCLESIA, D. Nuno Brás convidava os católicos a gestos simbólicos de manifestação de fé.
“Sugiro que no Domingo de Páscoa, à porta de cada casa esteja uma cruz (construída com madeira, com ramos de árvores ou com outro material), e que a ornamentem com flores (se não for possível de outro modo, com flores de papel feitas pelas crianças”, indicou.
O responsável católico convida as pessoas a partilhar fotos da iniciativa, através da rede social Facebook.
Ao longo da Semana Santa, a ECCLESIA publica mensagens em vídeo dos bispos portugueses, com a colaboração dos serviços diocesanos, a respeito da celebração da Páscoa em tempos de pandemia.
LS/OC
A Agência Ecclesia agradece às várias dioceses o envio da gravação das mensagens pascais
Hoje, em tua casa “O Mestre manda dizer: É em tua casa que eu quero celebrar a Páscoa com os meus discípulos” (Mt 26,18). Tenho a certeza de que todos nós gostaríamos de estar na pele daquele discípulo de Jesus que habitava em Jerusalém, e cuja casa foi escolhida para a Última Ceia. Abrir a nossa casa ao Senhor e aos Doze; preparar tudo o que temos de melhor; dispor tudo para aquela Páscoa que iria mudar o curso da história.
Hoje o Senhor diz-nos, a cada um de nós: É em tua casa que Eu quero celebrar a Páscoa. Nesta Páscoa de 2020, estas palavras de Jesus adquirem um significado muito literal. Mas nem por isso menos pascal. Hoje o Senhor quer celebrar a Páscoa contigo, com os teus, em tua casa. Páscoa é uma palavra que quer dizer “passagem”: passagem de Deus pela vida do seu povo, libertando Israel da escravidão do Egipto para o conduzir à Terra Prometida; passagem de Jesus, através da cruz à vida de ressuscitado. Jesus Cristo quer passar pela tua vida, e pela vida da tua família. Não como quem passa sem deixar rasto, mas como quem muda: quando deixamos que Deus entre na nossa vida, muda sempre alguma coisa.
Nós cristãos esperamos a Páscoa da eternidade. Mas, enquanto vivemos neste mundo, não podemos deixar de abrir as suas portas — este mundo é também a nossa casa! — para que ele possa acolher a vida nova de Jesus ressuscitado. E como vamos precisar, nos tempos que se avizinham, de que essa vida transforme as estruturas, os valores, as atitudes, o coração dos homens!
“Hoje quero fazer Páscoa em tua casa”: é o convite de Jesus, mais que nunca um convite atual. Santa Páscoa para todos! D. Nuno Brás |