Igreja: 74 acólitos formadores refletiram sobre «juventude, testemunho» e «serviço»

Com «Jovem, Eu te digo: levanta-te! (Lc 7,14): Juventude – Testemunho – Serviço»

Fátima, 12 fev 2020 (Ecclesia) – O Serviço Nacional de Acólitos (SNA) realizou o seu Encontro de Formação de Formadores, que reuniu 74 formadores, no tema ‘Jovem, Eu te digo: levanta-te! (Lc 7,14): Juventude – Testemunho – Serviço’, no Seminário do Bom Pastor da Diocese do Porto.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o SNA informa que o Encontro de Formação de Formadores 2020 reuniu 74 acólitos formadores de diversas dioceses portuguesas, do continente e ilhas: Aveiro, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu.

‘Jovem, Eu te digo: levanta-te! (Lc 7,14): Juventude – Testemunho – Serviço’ foi o tema do encontro realizado nos dias 7 e 9 de fevereiro no Seminário do Bom Pastor – Casa da Juventude, em Ermesinde, da Diocese do Porto.

A equipa contou com formadores de diversas áreas, o cónego João Peixoto, pároco de Ermesinde e diretor do Serviço Diocesano de Liturgia do Porto, o professor universitário José Carlos Carvalho e a professora e educadora Maria Helena da Costa, da Faculdade de Teologia da UCP, e pela direção do Serviço Nacional de Acólitos, o padre Luís Leal, o cónego Francisco Couto, Paulo Santos, o padre Nuno Queirós, José Campos e o padre Carlos Martins.

Do programa constou uma visita ao Paço Episcopal e ao Cabido da Diocese do Porto seguindo da Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano, na Sé.

“74 Acólitos formadores dos outros Acólitos, de grande parte das Dioceses de Portugal, estão reunidos no Porto para uma ação de formação. Celebrei para eles na Sé. Sem eles, a nossa liturgia não teria a mesma beleza, elevação, louvor. Obrigado!”, escreveu D. Manuel Linda na sua conta na rede social Twitter, destaca o SNA no seu comunicado.

Serviço Nacional de Acólitos é um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia, destinado a promover e apoiar o exercício do ministério dos Acólitos nas Dioceses Portuguesas.

CB/OC

https://twitter.com/BispodoPorto/status/1226252515475435520

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top