Lisboa, 04 dez 2019 (Ecclesia) – A Casa de Saúde da Idanha organiza hoje um seminário de ética com o tema «Deficiência Intelectual… Hoje!», a partir das 09h00.
O evento conta com o contributo de vários especialistas da área que vão abordar temáticas como: “Diferentes perspetivas do novo Regime do Maior Acompanhado”; “Qualidade de Vida… Hoje?” e “Desafios na construção do Projeto de Vida”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
As alterações legais “têm possibilitado um processo de maior autonomia e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual e sua inserção na sociedade”. Contudo, atualmente, “escasseiam recursos materiais e humanos que facilitam essa mesma integração em situação de equidade com a restante população”.
Com esta atividade, no auditório da Casa de Saúde da Idanha, pretende-se “demonstrar a importância da intervenção interdisciplinar na promoção da qualidade de vida, integração psicossocial, autonomia, autodeterminação e empowerment da pessoa com deficiência intelectual e suas famílias”.
O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, presente em Portugal há 125 anos, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de Saúde, que presta assistência e cuidados especializados no acompanhamento e tratamento integral da pessoa portadora de doença mental, deficiência física e/ou psíquica, ou outras patologias, tendo em conta as necessidades e urgências de cada tempo e lugar.
Em Portugal, o Instituto desenvolve a sua intervenção no âmbito da Saúde em 12 estabelecimentos, 8 no continente, 2 na Região Autónoma da Madeira e 2 na Região Autónoma dos Açores.
LFS