Igreja/Portugal: Catequese com novo modelo ao encontro dos adolescentes

Tema esteve em destaque nas Jornadas Nacionais de 2019, em Fátima

Fátima, 28 out 2019 (Ecclesia) – O modelo proposto pela Igreja Católica em Portugal para a catequese com adolescentes esteve em destaque nas Jornadas Nacionais de Catequistas que decorreram entre sexta-feira e domingo, em Fátima.

“A questão fundamental é ser com os adolescentes. Não é uma nova catequese, é um novo catequista: é um catequista acompanhante, companheiro, que faz discipulado em missão, em conjunto com os adolescentes, o papel que eles têm de missão, uns com os outros, nas suas famílias, nas suas comunidades de fé e na sociedade”, disse Cristina Sá Carvalho, diretora do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), em declarações à Agência ECCLESIA.

O tema foi abordado numa conferência do bispo de Viana, D. Anacleto Oliveira, a partir da carta pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa, ‘Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo’.

“Quisemos tornar claro, no documento, que o modelo escolar, com um catequista e um grupo de catequizandos, uma hora por semana com um conjunto de aprendizagens intelectuais subjacentes, é obsoleto e deve ser abandonado para dar lugar a um caminho conjunto entre o catequista e os catequizandos num modelo mais catecumenal, mais projetual, que implique o coração, as mãos e os pés”, explicitou, numa intervenção divulgada pelo portal Educris, do SNEC.

Para D. Anacleto Oliveira, é fundamental que os “catequistas não tenham medo de tentar, de experimentar e de arriscar novos caminhos e abordagens na catequese com os adolescentes”.

Já o diretor do Serviço diocesano de Catequese de Leiria-Fátima abordou as propostas para a catequese da adolescência “projetual, participada e comprometida”.

O padre José Henriques Pedrosa disse que o tempo presente é “difícil para a transmissão da fé”, mas é um momento de olhar com esperança esta oportunidade única para a Igreja” que é “a realidade da adolescência”.

Na preparação da edição portuguesa das Jornadas Mundiais da Juventude, que Lisboa acolhe em 2022, há espaço para debater a relação dos mais novos com a fé católica, como explica o padre Tiago Neto, diretor do Setor da Catequese do Patriarcado.

“Aparentemente, nós estamos naquilo que alguns autores chamam uma geração incrédula”, indica o especialista, sublinhando “uma quebra da fé como possibilidade de orientar a existência”.

As Jornadas Nacionais de Catequistas 2019 decorreram em Fátima, com o tema ‘Uma Catequese Inovadora’, reunindo mais de sete centenas de participantes de todo o país.

OC

Igreja: Jornadas nacionais propõem «Catequese inovadora» (c/fotos)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top