Bragança, 25 mai 2019 (Ecclesia) – O bispo emérito de Bragança-Miranda, D. António Montes, vai presidir, este sábado e domingo à primeira “grande peregrinação anual ao Santuário do Imaculado Coração de Maria, nos Cerejais, concelho de Alfândega da Fé.
O programa prevê uma eucaristia seguida de procissão, este sábado, às 21h00 e no domingo, as celebrações começam logo pela manhã com o “toque festivo do carrilhão do santuário”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Depois segue-se a recitação do rosário e a procissão da igreja matriz para o santuário, um “momento único” que contará “com quadros vivos, interpretados pelas pessoas da aldeia, “alusivos aos mistérios gozosos e dolorosos”.
A eucaristia está marcada para as 11h00, no recinto do santuário, e culmina com a bênção dos doentes e a procissão do adeus.
O Santuário do Imaculado Coração de Maria foi fundado em 1961 pelo cónego Manuel Joaquim Ochôa e é conhecido como «Fátima do Nordeste» e nele repousam em arca-relicário as relíquias dos santos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta; da beata Alexandrina de Balasar; de Santa Teresa de Calcutá e da Beata Maria do Divino Coração.
Este santuário é “muito procurado para turismo religioso e da natureza, nomeadamente por ocasião das amendoeiras em flor e tem também uma vertente sócio-caritativa: lar de idosos.
Em 18 de junho de 2017, D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, proclamou-o como santuário diocesano.
LFS