Primeiro encontro decorreu em Lousada, com a presença de D. Manuel Linda
Porto, 13 fev 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Porto está a promover um conjunto de encontros intitulados ‘Escutar Deus na voz dos jovens’, indo ao encontro de crentes e não-crentes, para ouvir as novas gerações.
A iniciativa do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude (SDPJ) responde a um desafio lançado pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, após a realização da assembleia do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, em outubro de 2018, no vaticano.
A primeira edição dos encontros decorreu este sábado, em Lousada, com a presença do bispo diocesano, e reuniu cerca de 300 jovens.
A iniciativa prossegue nas várias zonas pastorais da Diocese do Porto: a 16 de fevereiro, na zona nascente; a 9 de março, na zona do Grande Porto; e a 23 de março, na zona sul.
Numa nota divulgada pelo SDPJ, os responsáveis católicos assinalam que o desafio é “colocar os jovens a falar das coisas de Deus”.
“Desabafar, dizer o que pensam sobre a Igreja, os bispos, sobre o seu quotidiano, sobre as suas ansiedades”, acrescenta o texto.
D. Manuel Linda deixou ao SDPJ o desafio de formar um Conselho Pastoral de jovens da diocese.
OC