Cortejo religiosos da «grande romaria» ao santuário realiza-se na tarde de 13 de agosto
Terras de Bouro, 25 jul 2018 (Ecclesia) – A Irmandade de S. Bento Da Porta Aberta, na Arquidiocese de Braga, divulgou o programa da “grande romaria” ao santuário em Terras de Bouro, de 10 a 15 de agosto, e informa que estão abertas as inscrições para a procissão.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a irmandade explica que, desde há muitos anos, “era hábito as crianças irem figuradas de S. Bento”, na procissão de 13 de agosto, em Rio Caldo, Terras de Bouro, a cerca de 37 quilómetros de Braga.
Para recuperar um hábito que se foi perdendo, a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta “convida as crianças a participar na procissão figurada”, que começa às 18h00.
“A participação é gratuita” e estão abertas as inscrições para todos que querem participar no cortejo religioso, tanto crianças como adultos (através do contacto telefónico 253 390 180 ou do e-mail geral@sbento.pt).
A Grande Romaria de S. Bento da Porta Aberta realiza-se entre 10 e 15 de agosto, com “numerosos peregrinos e forasteiros movidos pela fé”.
A 13 de agosto, a Eucaristia vai ser presidida pelo novo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, a partir das 11h00; no dia anterior, a procissão de velas realiza-se em união com o Santuário de Fátima, a partir das 21h00.
Uma celebração penitencial com reconciliação e várias Eucaristia fazem parte do programa que inclui momentos culturais e festivos.
No primeiro dia destaca-se, por exemplo, a exposição de quadras a S. Bento escritas pelas crianças, dos ATL do Concelho de Terras de Bouro, e a 11 de agosto, a exposição ‘S. Bento: o Homem e o Santo – 400 anos de fé que a natureza abraça’ e é uma “necessidade de se dar a conhecer a vida, obra e a presença” de quatro séculos de devoção.
No santuário em Rio Caldo, Terras de Bouro, o trono de São Bento da Porta Aberta está aberto 24 horas por dia, até 15 de setembro, para que “todos os peregrinos e visitantes” possam ir à basílica “a qualquer hora do dia”.
Ao longo do ano existem ainda mais duas romarias – a 21 de março e 11 de julho – ao santuário que, desde 2017, tem uma relíquia do santo padroeiro da Europa e fundador dos Beneditinos em exposição permanente no altar-mor, e foi recebida em 1949.
O Santuário de São Bento da Porta Aberta remonta ao ano de 1614 e está inserido nas paisagens do Parque Natural da Peneda-Gerês.
Segundo a tradição, no local do santuário construído em Rio Caldo estava inicialmente uma capela construída em honra do santo, que tinha sempre as portas abertas e servia de abrigo a quem passava, daí vindo a designação de São Bento da Porta Aberta.
CB