61ºs Jogos da FISEC foram festa das culturas e do fair-play

Cerca de 950 elementos, em representação da Áustria, Brasil, Espanha, Flandres, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Malta e Portugal, participaram no Algarve, de 17 a 23 de Julho, nos 61.º Jogos Internacionais Escolares promovidos pela FISEC – Fédèration Internationale Sportive de L'Enseignement Catholique (Federação Internacional Desportiva do Ensino Católico), entidade reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional.

A iniciativa, organizada pelo Ministério da Educação através da Direcção Regional de Educação do Algarve, que teve lugar nos concelhos de Portimão, Lagos e Lagoa, mais do que um evento desportivo que incluiu competições em oito modalidades – andebol, atletismo, basquetebol, futebol, futsal, natação, ténis de mesa e voleibol – constituiu um momento de festa, de partilha de culturas, de fair-play e de celebração da mesma fé cristã.

Logo no dia de abertura dos jogos, 18 de Julho, as diversas delegações desfilaram pela baixa de Lagos, interagindo com os transeuntes que fizeram questão de aderir à festa que continuou no Auditório Municipal da cidade onde decorreu a cerimónia de abertura que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, do presidente da FISEC, Math Pieters, do director Regional de Educação do Algarve, Luís Correia e dos presidentes das Câmaras Municipais de Lagoa e Lagos, José Inácio e Júlio Barroso.

No dia seguinte tiveram início as competições que se estenderam até dia 22 de Julho, e à noite, realizou-se a Eucaristia, presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, na Alameda de Portimão, junto à igreja do Colégio.

O programa foi ainda composto por um Fórum da Juventude, participado por 24 jovens (dois a quatro jovens de cada país) que teve lugar no dia 20 de Julho na Sala Verde do Aparthotel Clube Praia da Rocha. Esta iniciativa, moderada pelo padre Laszlo Pérendy, presidente da CIRPP – Comissão Internacional de Reflexão Pedagógica e Pastoral da FISEC, teve como objectivo falar abertamente da temática "O Abuso de Drogas". A FISEC e a sua importância crescente entre os jovens foram igualmente debatidas, assim como o fair-play, concordando os estudantes-atletas da importante de saber aceitar os momentos mais e menos felizes.

Do programa constou ainda um passeio oficial, oferecido pela autarquia de Lagos, feito de barco às grutas e um bazar, tendo cada país organizado e dinamizado o seu espaço. A receita angariada com a venda dos produtos de cada delegação foi doada à CRACEP – Cooperativa Reeducação e Apoio à Criança Excepcional de Portimão na cerimónia de encerramento que teve lugar no pavilhão Arena de Portimão no dia 22 de Julho, na qual participaram o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, e o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz.

Esta última edição dos Jogos da FISEC, reconhecida pela Secretaria de Estado da Educação como de Interesse Público Nacional que fez parte das Comemorações do Centenário do Comité Olímpico de Portugal, contando com o apoio das Federações Nacionais da maioria das modalidades em competição, foi a mais produtiva de sempre para o atletismo nacional, com 34 medalhas conquistadas: nove de ouro, 13 de prata e 12 de bronze.

A atleta olímpica portuguesa Rosa Mota, considerada uma das melhores maratonistas do mundo, veio especialmente ao Algarve para seguir de perto os Jogos da FISEC 2009.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top