4548 presentes para ajudar países lusófonos

Lisboa, 04 Mar (Ecclesia) – A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) revelou hoje os resultados da edição 2010 da campanha «Presentes Solidários», que recolheu 4548 donativos para apoiar os países lusófonos em áreas que vão da educação à saúde.

“Foram cerca de 1000, as pessoas que participaram na campanha Presentes Solidários e que tornaram possível a angariação de um total de 4548 presentes para Angola, Cabo-Verde, Guiné–Bissau, Moçambique, Brasil, Timor Leste e São Tomé e Príncipe”, adianta a organização católica, em comunicado.

O destaque da campanha vai para as  2105 maletas de medicamentos que se destinam a Moçambique, a proposta que mais vezes foi escolhida, seguindo-se os  881 manuais escolares para a Guiné–Bissau.

A campanha consegui ainda angariar “um poço de água para dar saneamento básico, porcos para dar uma alimentação melhorada, materiais de construção para dar espaços de liderança, bolsa de voluntariado para dar um futuro justo, camas para dar dignidade e bolsas de professor para dar capacitação e rigor profissional”.

“Pequenas coisas, objectos, cidadania activa, que fazem toda a diferença junto das comunidades que a FEC e os seus parceiros no terreno servem”, assinala o comunicado oficial da Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), instituída pela Igreja Católica em Portugal (Conferência Episcopal e Institutos Religiosos).

A instituição tem como missão “fomentar, potencializar e coordenar as vontades e os meios da Igreja portuguesa no seu relacionamento e cooperação com os países lusófonos”.

Emanuel Oliveira, coordenador da campanha, realizada pelo quinto ano consecutivo, caracteriza-a como tendo sido um “sucesso”, destacando a “elevada participação dos portugueses neste dinamismo de solidariedade

A organização católica revela estar já a encaminhar as verbas angariadas para os seus parceiros no terreno

Na sua página oficial na Internet e na rede social Facebook, a FEC apresenta um vídeo, com os resultados finais da campanha, dando voz ao futebolista Nuno Gomes, «padrinho» do presente de Angola.

FEC/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top