40.º aniversário do semanário diocesano do Porto

Dia da Voz Portucalense decorre a 24 de Janeiro, na Catedral da cidade

O “Dia da Voz Portucalense” vai ser assinalado a 24 de Janeiro, às 16h00, na Catedral do Porto, uma realização integrada no espírito da “Missão 2010”. O Bispo do Porto irá entregar diplomas de Assinante Fundador/Assinante Fiel do semanário diocesano.

A primeira fase da campanha de angariação de novos assinantes terminará nesse dia.

A “Voz Portucalense nasceu em Janeiro de 1970, da vontade de D. António Ferreira Gomes, então Bispo do Porto, de ver apelidada de «sua própria e pessoal voz» apenas a que e quando a devesse e pudesse «fazer ouvir» e do desejo de manter o jornal diocesano.

O semanário veio dar continuidade ao seu antecessor, “A Voz do Pastor”, que vinha já desde Fevereiro de 1921. A mudança do nome veio da necessidade de adaptar o semanário diocesano à eclesiologia do Vaticano II.

“Voz Portucalense” aparece, assim, assumindo a tradição de “A Voz do Pastor” mas, como não podia deixar de ser, com o desejo de ser voz autêntica da Igreja pós-conciliar, uma Igreja do diálogo, da fidelidade à verdade e do respeito pela caminhada de cada comunidade ou até mesmo de cada pessoa.

O jornal de hoje está mais adaptado aos interesses do cidadão comum, do cristão comum. Assim, mais do que jornal de opinião, foi-se tornando um semanário que dá a conhecer o que acontece, que mostra a Igreja real. É grande, entretanto, a diversidade das suas páginas: Fórum, Diocese, Eclesial, Sociedade, Mundo, Especial, Liturgia, Recreativa, Cultura e Opinião.

Desde Julho de 2003 a Voz Portucalense, cuja editora era a Livraria Telos Editora, foi transformada em titular da Fundação Voz Portucalense, que assumiu todos os bens e responsabilidades da Livraria Telos.

Redacção/VP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top