40 anos de missão em Marrocos

Irmã Maria dos Reis Gaio acolhe com «surpresa e gratidão» a medalha da Ordem do Mérito oferecida pelo presidente da República

Casablanca, 09 jun 2011 (Ecclesia) – A irmã Maria dos Reis Gaio, de 75 anos, acolheu hoje com “surpresa e gratidão” a decisão do presidente da República, que a distinguiu com a medalha da Ordem do Mérito por ocasião do Dia de Portugal.

Em declarações à Agência ECCLESIA, a religiosa da congregação das Franciscanas Missionárias de Maria, há quatro décadas Marrocos, fala do seu trabalho como enfermeira, que a levou a várias cidades do país, e dos 11 anos que passou junto de crianças abandonadas, em Rabat, que considera os “melhores anos” da sua vida.

Nascida em Santa Catarina da Serra, no distrito de Leiria, 130 km a norte de Lisboa, Maria dos Reis Gaio foi para África em 1965, começando a trabalhar na Tunísia e, seis anos depois, em Marrocos, em serviços de pediatria.

Para a religiosa, a distinção da Presidência é o reconhecimento deste percurso, no qual diz ter “dado tudo” por Marrocos.

A missionária portuguesa fala, em particular, do trabalho de sensibilização contra o abandono de crianças, que ouviu chamarem-lhe “mamã” durante muito tempo.

“Em todas as cidades há um centro para crianças abandonadas, com cerca de 200 meninos e meninas”, lamenta, admitindo que este é um “tema delicado”.

Sobre a sua situação de religiosa católica num país maioritariamente muçulmano, Maria dos Reis Gaio diz ser respeitada e sublinha que muitas vezes é tratada por «hajjah», um termo respeitoso que se aplica aos que cumpriram uma peregrinação a Meca, cidade sagrada do Islão.

“Acolheram-me muito bem e aceitam a minha religião, reconhecem-me como católica, sempre me respeitaram muito”, declara, a respeito dos marroquinos.

“Às vezes dizem-me: ‘A irmã é como nós, os portugueses são como nós’”, acrescenta.

Maria dos Reis Gaio, que já foi distinguida pelo rei de Marrocos, Mohamed VI, está atualmente reformada, apoiando uma escola católica, na área da saúde, e confessa que não pensa num regresso a Portugal.

“Já disse que quero morrer cá [Marrocos]”, assegura.

A irmã das Franciscanas Missionárias de Maria é uma das 19 personalidades das comunidades portuguesas e a cidadãos estrangeiros que vão ser condecoradas por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de junho.

“Para mim é uma honra, que eu agradeço imenso, não esperava isso”, indica Maria dos Reis Gaio.

As condecorações serão entregues nas próximas semanas, em cerimónias realizadas nas embaixadas ou consulados locais.

A Ordem do Mérito destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top