2793 Presentes Solidários oferecidos

Campanha de Natal em favor dos países lusófonos, promovida pela FEC, duplicou números de 2006 2793 “Presentes Solidários” foram oferecidos durante a primeira fase da campanha de Natal promovida pela Fundação Evangelização e Culturas (FEC). A primeira fase desta iniciativa decorreu de 19 de Novembro a 6 de Janeiro. Quase 600 pessoas aderiram e deram o seu contributo, pelo que o número de compradores triplicou em relação a 2006. O presente mais comprado foi o conjunto de 3 Livros Escolares para Cabo Verde, com 740 unidades. “A campanha pretendia ajudar as famílias mais carenciadas dos países lusófonos e, ao mesmo tempo, incutir na sociedade civil portuguesa uma noção de Natal solidário, mais virado para a ajuda a populações que vivem em situações mais difíceis”, refere um comunicado de imprensa enviado à Agência ECCLESIA. Para Moçambique seguem 538 jogos de panelas; para o Brasil 187 Depósitos de água; para Timor-Leste 301 Kits de Higiene; para Angola 282 Caixas de Costura; São Tomé e Príncipe 504 Batas Escolares; para a Guiné-Bissau 241 conjuntos de 24 Tijolos. Jorge Líbano Monteiro, administrador executivo da FEC, faz um balanço positivo desta primeira fase: “Conseguimos atingir o nosso objectivo principal, de duplicar o número de presentes. O facto de termos triplicado o número de compradores é um sinal claro de que cada vez mais pessoas, se importam com a temática da solidariedade e querem acabar com esta noção de Natal consumista e pouco Solidário que infelizmente todos nos deixamos envolver e que não nos satisfaz totalmente”. “Esta é uma campanha que tem muitas potencialidades e que irá manter-se para o próximo ano, pois temos a certeza da importância da mesma para os povos dos países lusófonos que com ela vão beneficiar”, acrescenta este responsável, no referido comunicado. A segunda fase da campanha consiste na compra e entrega dos presentes no terreno, processo que será liderado pelos missionários que actuam como parceiros da FEC nesta iniciativa. Os presentes serão adquiridos localmente, promovendo assim também o desenvolvimento do comércio local. Uma terceira e última fase da campanha consiste no retorno da informação sobre a entrega dos presentes aos compradores e aos presenteados, feita sob a forma de testemunhos e fotos das entregas. Fundação Evangelização e Culturas A Fundação Evangelização e Culturas assume-se como a plataforma da Igreja Portuguesa para o relacionamento com as Igrejas Lusófonas e pretende desempenhar um papel importante na dinamização e sensibilização da sociedade portuguesa para o desafio da cooperação e do desenvolvimento dos países lusófonos. Mais informações em www.fecongd.net

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top