25 de abril: Condecoração a D. António Ferreira Gomes recorda às novas gerações um defensor «intransigente da liberdade»

D. António Francisco lembra antigo bispo do Porto

Fátima, 25 abr 2017 (Ecclesia) – D. António Francisco dos Santos disse à Agência ECCLESIA que a homenagem do presidente da República, a título póstumo, a D. António Ferreira Gomes faz “memória viva” para as novas gerações de um defensor “intransigente da liberdade”.

Para o atual bispo do Porto, a condecoração ao antigo bispo daquela diocese reconhece “o mérito, a vida e o testemunho exemplar” de D. António Ferreira Gomes “nas diferentes vanguardas da missão”, nomeadamente “campo da defesa intransigente da liberdade, dos valores humanos e da Doutrina Social da Igreja”.

D. António Francisco considera também que a iniciativa do presidente da República faz "memória viva daqueles que passaram no tempo” e incentivam os que continuam “a missão nos caminhos por eles abertos”.

Nas comemorações do 43º aniversário do 25 de abril, Marcelo Rebelo de Sousa condecora D. António Ferreira Gomes (1906-1989), bispo do Porto entre 1952 e 1982, onde a defesa da liberdade o levou ao exílio (entre 1959 e 1969) e as intervenções pastorais e sociais ficaram marcadas pela “pela inovação com que lê a tradição nacional”, refere o texto biográfico publicado pela Fundação Spes, que o próprio criou em 1977.

“Recordá-lo a título póstumo, 28 anos depois de ter morrido e no dia 25 de abril, dia significativo para a liberdade em Portugal, é um testemunho de homenagem, de memória viva e de querer dar às novas gerações o exemplo daqueles que nos precederam no tempo e continuam a desafiar-nos nos caminhos do futuro”, referiu o atual bispo do Porto.

“Viveram antes de nós no tempo, viram mais longe e estão a abrir-nos caminhos para o nosso tempo e para o futuro”, acrescentou D. António Francisco.

Para o atual bispo do Porto, “a Igreja deve ser escola da afirmação da liberdade, construída na comunhão para valorizar o bem comum e para servir o bem de todos”.

O sitio online da Presidência da República informa que para além do antigo bispo do Porto, Marcelo Rebelo de Sousa condecora no dia 25 de abril o arquiteto Álvaro Siza Vieira e, também a título póstumo, o antigo primeiro-Ministro português Francisco Sá Carneiro.

O atual presidente da Fundação Spes, José Ferreira Gomes, vai receber das mãos de Marcelo Rebelo Sousa a condecoração do presidente da República a D. António Ferreira Gomes.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top