Secretário de Estado do Vaticano recordou, na homilia, momentos de visita à Cova da Iria
Roma, 14 mai 2024 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano, presidiu esta segunda-feira à eucaristia do 13 de maio, no Pontifício Colégio Português, em Roma, e coroou a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
No dia em que se assinalaram os 107 anos da primeira Aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em 1917, o cardeal Pietro Parolin lembrou os momentos em que visitou o Santuário de Fátima, no âmbito desta ocasião, destacando a experiência forte de fé que ali viveu, informa o Pontifício Colégio Português.
“Maria leva-nos sempre a Jesus e, como a Fátima em 1917, recomenda-nos insistentemente a sermos firmes na fé e a ter um espírito de oração, penitência e reparação. A oração, a penitência e a reparação estão no coração do dom ministerial que Jesus nos ofereceu gratuitamente”, afirmou o responsável religioso.
A missa da Festa da Senhora da Cova da Iria foi concelebrada pelos sacerdotes do Colégio Pontifício Português, em que também participou o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, bem como as comunidades das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias e outros colaboradores da instituição.
“Tornamo-nos cada dia pastores no Pastor quando acolhemos e fazemos nossa a oração do Povo de Deus; quando a nossa penitência não é apenas pessoal, mas recolhe entre as mãos as misérias, dores e falhas de todos, manifestando o rosto misericordioso de Deus; quando a nossa entrega total de vida, transfigurada pela escuta da Palavra de Deus, se torna também ministério onde cresce e faz crescer os sinais de paz, de fraternidade e de alegria”, referiu o cardeal Pietro Parolin.
Na celebração, o secretário de Estado do Vaticano coroou Nossa Senhora, que se encontra na Capela do Colégio Português, e proferiu as palavras do Ritual Romano das Bênçãos.
“Com o rito da Coroação de Nossa Senhora, a Igreja afirma que com razão a beata Virgem Maria deve ser considerada como Rainha; […] ela é Mãe do Filho de Deus, e Rei messiânico; […] colaboradora do Redentor; […] perfeita discípula de Cristo”, declarou.
A Imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capela do Pontifício Colégio Português em Roma é da autoria de J. F. Thedim e é datada de 1929.
Foi benzida pelo Papa Pio XI, em 06 de dezembro do mesmo ano, em audiência concedida ao Pontifício Colégio Português, tendo permanecido até ao presente na sua principal Capela.
LJ/OC
13 de maio: Arcebispo de Barcelona recorda em Fátima todos os países que «reclamam a paz»
Fátima: D. José Ornelas denuncia cenário «inconcebível» em Gaza