«Zoom in»: Férias são tempo de «abertura interior» que a Igreja deve potenciar – Padre Miguel Neto (c/vídeo)

Diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo fala da experiência «gratificante» de acolher quem quer ser ouvido

Tavira, 03 set 2021 (Ecclesia) – O diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) disse à Agência ECCLESIA que é necessário acolher e respeitar cada pessoa que procura a comunidade católica, independentemente do tempo de permanência na mesma.

“Quando estamos de férias, há momentos de relaxamento, de pensar na vida, introspeção, de pausa, avaliação. Muitas vezes, precisamos de alguém que nos escute”, assinala o padre Miguel Neto.

O sacerdote da Diocese do Algarve evoca uma experiência local, que passava por abrir igrejas para Confissões, em noites de verão, cancelado por causa da Covid-19.

Segundo o responsável, as férias ajudam a uma “maior abertura interior”, fora do stress e da pressa habituais.

“Isso muitas vezes ajuda a pessoa a querer confessar-se, a ter uma conversa mais aberta, que já aconteceu comigo”, indica.

O padre Miguel Neto afirma que, na sua missão sacerdotal, esta é uma experiência que considera “gratificante”.

“A mim não me interessa se aquela pessoa está cá só uma semana ou 15 dias, interessa-me é que aquela pessoa, cristã, se aproximou de Jesus Cristo. Os frutos pastorais não se medem pelo tempo que a pessoa pertence à comunidade”, aponta.

A Agência ECCLESIA apresentou, desde 1 de agosto, o projeto ‘Zoom in’, em colaboração com todas as dioceses de Portugal, sugerindo locais a conhecer e a visitar nas várias regiões do país.

Além da edição digital, os vários destinos foram apresentados online nas “Conversas na Ecclesia”, pelas 17h00, e no programa Ecclesia, na Antena 1 da rádio pública, de segunda a sexta-feira, às 22h45.

OC

Partilhar:
Scroll to Top