XXVI Colóquio Europeu de Paróquias – Comunicado Final

De 17 a 22 de julho, teve lugar, em Nyíregyháza, Hungria, o XXVI Colóquio Europeu de Paróquias, subordinado ao tema: “Paróquia, Lar de Esperança”.

Foi um colóquio onde pudemos viver o tema da Esperança a partir do testemunho das Igrejas de Leste, com a sua experiência de perseguição, de guerra, de desespero, vivida durante o período comunista e com a experiência ecuménica testemunhada por dois monges belgas do Mosteiro de Chevetogne, que relacionaram a salvação do mundo com a união dos cristãos, no essencial da fé e na aceitação da legítima pluralidade.

Perante os testemunhos de perseguição e desespero do tempo de guerra, fica a pergunta: Onde podemos agarrar-nos quando perdemos o pé? A esperança é uma necessidade fundamental, leva-nos a tomar consciência do que somos, do desejo de sobreviver face à morte, do tempo que temos à nossa frente; faz-nos descobrir a confiança na família, nos outros, no Outro. A exemplo de Cristo no Calvário, que grita: “Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?”, mas que mostra também a sua confiança: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. E esta confiança culmina na Ressurreição.

Como lugar de esperança, a Igreja, a Diocese, a Paróquia não deve estar preocupada com a sua própria imagem ou o seu poder. Isso provoca um enquistar-se sobre si mesma, um fechar-se aos outros. Provoca amargura, azedume. Acolher os outros abre portas, dá lugar à esperança, à fraternidade universal.

A Eucaristia é a presença viva de Cristo dada aos Homens.

É abertura à esperança: – Na fraternidade; – Na meta final: “ Anunciamos Senhor a Vossa morte, proclamamos a Vossa Ressurreição, Vinde Senhor Jesus!”. Jesus ressuscitado encontra-se com os discípulos. Os de Emaús e os de hoje! Abre as Escrituras: “Nãos nos ardia cá dentro o coração quando nos explicava as Escrituras?”. Entra em suas casas. Parte o pão. Ontem, como hoje! Através de nós, Paróquia, através de nós cristãos.

“Passadora” do Evangelho aos que passam por ela, a paróquia será, para todos, lugar de esperança.

Delegação portuguesa em Nyíregyháza

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top