Férias para pais de pessoas com deficiência vão ter seis turnos em 2026
Fátima, 07 abr 2026 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima está à procura de voluntários para a iniciativa ‘Vem para o meio’, que oferece de férias a pessoas com deficiência e aos seus cuidadores, e abriu as inscrições para essa “experiência única”, entre julho e setembro.
“Para os voluntários, mais do que uma proposta de voluntariado, a semana Vem para o meio é uma experiência de entrega, doação e auto-implicação em favor do outro, na qual se é convidado a despir-se da centralidade do ‘eu’ para dar protagonismo ao ‘tu’, ao outro, descobrindo nele uma riqueza única”, explica o Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima, na informação divulgada online.
O Santuário de Fátima dinamiza a iniciativa ‘Vem para o Meio’, que são férias para pessoas com deficiência e os seus cuidadores, desde 2006, com o apoio da Congregação dos Silenciosos Operários da Cruz, que a acolhe no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto.
O Departamento de Acolhimento e Pastoral do santuário mariano está à procura de voluntários, com mais de 16 anos, abertos “à novidade e à beleza”, para a edição ‘Vem para o Meio’ 2026, e tem a decorrer as inscrições para uma “experiência única, em Fátima”.
Nos meses de verão, entre julho e setembro, vão ser realizados seis turnos destas férias especiais, e o convite realizado aos voluntários é para acompanharem “24 horas por dia pessoas com deficiência”, do programa constam diversas atividades, como uma visita guiada aos Valinhos, outra à Capelinha das Aparições e ao santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.
Esta proposta dá aos pais “a possibilidade de acompanharem os filhos”, e “mais de 130 famílias usufruíram deste momento de descanso, de enriquecimento moral e espiritual”, em 2025, “graças ao serviço” de “mais de 150 voluntários inscritos”, que cuidaram de pessoas portadoras de deficiência, destaca o Departamento de Acolhimento e Pastoral do santuário da Cova da Iria.
Os voluntários ‘Vem para o meio’ ficam também alojados no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, em Fátima, no decorrer do seu turno semanal, e “todas as despesas de alojamento e alimentação” são “garantidas pelo Santuário de Fátima”.
CB/OC

