Coimbra, 09 set 2013 (Ecclesia) – Cinco elementos do Grupo Missionário João Paulo II, da diocese de Coimbra, regressaram de um mês de missão, em Chapadinha, Brasil, comprometidos com toda a Igreja e com o desafio de contagiar outros para a missão.
O Grupo Missionário João Paulo II realizou a sua missão na paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Chapadinha, Maranhão, no interior do nordeste do Brasil, a 660 quilómetros de Fortaleza.
Nesta cidade, com mais de 100 mil habitantes, seis missionários desenvolveram diversas atividades e contactaram com a população todos os dias.
Para o Grupo Missionário João Paulo II foi “muito bom” ver o projeto dar frutos e nascer um grupo de jovens, num dos bairros, que pretende dedicar-se à evangelização.
De manhã, os jovens visitaram famílias de “dois bairros muito problemáticos”, onde se deparavam com a dicotomia entre a alegria de quem recebe e problemas como o “álcool, pobreza extrema e infidelidade conjugal”, refere o Grupo Missionário em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O padre Luís Miranda, coordenador do projeto, também confessava e ungia os doentes durante as visitas realizadas às famílias.
As tardes eram dedicadas às crianças e aos adolescentes, “um trabalho pedagógico de ‘semear futuro’ ajudando a ter regras, objetivos,” através da música e de jogos educativos, explica o comunicado.
No contacto com a população, o grupo também desenvolveu encontros de formação sobre “os direitos e deveres numa ‘cidadania ativa’”.
Os voluntários nesta missão colaboraram com padres Neves e Casimiro, Missionários da Boa Nova, párocos desde 1978 naquelas terras, que aliviam as “dores de um povo sofrido”, com um “testemunho muito fiel, alegre e generoso de dedicação”.
Os jovens contam que as igrejas estão cheias e se faltam os meios que existem na “velha Europa”, não “falta criatividade, ousadia missionária e testemunho”, a uma comunidade que pretende comprometer-se e “conhecer mais da fé”.
Durante esta missão, no Rio de Janeiro, a mais de 2700 quilómetros, realizou-se a Jornada Mundial da Juventude, o maior encontro juvenil da Igreja Católica.
A “marca” deste encontro chegou a Chapadinha e no primeiro domingo de setembro, no dia 1, 6000 pessoas participaram no evento juvenil ‘Bote Fé’.
Foi uma “oportunidade para ver o entusiasmo evangelizador dos jovens da paróquia”, revela o Grupo Missionário.
Tiago Rodrigues, do Grupo Missionário João Paulo II, ficou em Chapadinha durante dois anos a desenvolver um projeto musical.
CB/PR