Vocações: Irmãs Concepcionistas Franciscanas «abrem» porta do mosteiro e partilham vida contemplativa (c/vídeo)

«Contempla Jesus e viverás», é o mote de dois vídeos das religiosas do Convento Santa Beatriz

Viseu, 20 abr 2021 (Ecclesia) – As Monjas Concepcionistas Franciscanas, da Ordem da Imaculada Conceição, na Diocese de Viseu, partilham o seu testemunho de vida contemplativa e vida no mosteiro, em vídeos para a Semana de Oração pelas Vocações, que decorre até domingo.

“Ao longo dos séculos vários jovens descobriram a alegria de viver sempre com Jesus, e dedicaram-lhe e dedicam toda a sua vida a contemplá-lo através do silêncio e recolhimento de um mosteiro”, explicam as religiosas, nos vídeos enviados à Agência ECCLESIA.

No âmbito da 58ª Semana de oração pelas Vocações, as Monjas Concepcionistas Franciscanas, do Convento Santa Beatriz partilham como “contemplam Jesus num mosteiro”.

“Em cada momento do dia podemos olhar para ele de uma forma sempre nova e especial; Contemplar é olhar, fixar-se nos pormenores, e Jesus é a mesma coisa: na Palavra, no que ele nos diz, vermos as atitudes, como atuava. Se admiramos uma coisa contemplamo-la mais, e se amamos ainda mais”, desenvolvem.

As Monjas Concepcionistas Franciscanas partilham a sua vida e o que fazem em cada dia no mosteiro, nomeadamente os horários e a frequência da ‘liturgia das horas’, porque “é a oração que marca o ritmo do dia” e em cada um desses cinco momentos elevam “o coração e a mente a Deus através de cânticos e salmos”, os momentos da oração, da Eucaristia e do Terço, o trabalho, onde “também se contempla Jesus” e o estudo.

Também existem momentos destinados ao convívio, à vida fraterna, onde fazem “o outro feliz” e é “lugar da descontração, do riso, da festa”, da alegria de estarem “juntas em nome de Deus”.

Num primeiro vídeo, as Irmãs Concepcionistas Franciscanas começam por explicar “o que é contemplar”, em resposta a dois jovens, e usam o exemplo da diversidade que existe num jardim, onde podem começar por apenas “olhar”.

“À medida que se concentra em cada pormenor e entra na intimidade do jardim descobrem-se diferenças e na diversidade está a beleza do jardim”, assinalam, acrescentado que existem diversos passo, como “ver”, “observar”, até ao “contemplar”.

As religiosas contemplativas citam a exortação ‘Cristo Vive’, do Papa Francisco, para alertar que “diante da pessoa de Jesus” podem “correr o risco de o tomar apenas como um bom exemplo do passado, como uma recordação, como alguém que nos salvou há dois mil anos”.

“Acolhe Jesus vivo na tua vida, contempla Jesus, dedica-lhe tempo, contempla-o na tua vida”, é o convite e desafio das Monjas Concepcionistas Franciscanas, da Ordem da Imaculada Conceição na Semana de Oração pelas Vocações 2021.

CB/OC

 

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top