Vocações: De professora de matemática a somar encontros com os «mais afastados» da Igreja

Lisboa, 21 abr 2015 (Ecclesia) – Lurdes Xavier, professora de matemática, decidiu entrar no Instituto Secular das Irmãs Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus por se identificar com a “espiritualidade e missão” de ir ao encontro das pessoas “mais afastadas”.

“Comecei a conhecer a espiritualidade que o padre Dehon [padre Leão Dehon, fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus] deixou de oblação, de amor ao coração de Jesus e depois o ir ao encontro de pessoas que estão mais afastadas de Deus, da Igreja”, foram atrativos por outra forma de vida que motivaram a consagrada secular a deixar a docência em 2008.

À Agência ECCLESIA, a entrevistada destacou que sente que é desta forma que Jesus a chama.

“Ao mesmo tempo houve este chamamento de Jesus para entregar a vida ao Seu serviço, foi isso que senti a que me chamava, a uma entrega a Ele”, acrescentou Lurdes Xavier.

Aos 49 anos, pertence à comunidade de Massamá, Lisboa, e explica que são leigas consagradas “inseridas no mundo”, no trabalho profissional e nas atividades das Irmãs Missionárias do Amor Misericordioso do Coração de Jesus.

Estes momentos sejam no encontro com os jovens ou com adultos são aproveitados para “tentar comunicar algo”, que neste caso é Jesus Cristo, o que também “cativa e dá sentido à vida” de Lurdes Xavier.

A agora consagrada secular comenta que havia tempos específicos em que nas aulas de matemática também se podia evangelizar quando existe uma “relação de amizade, confiança”.

“No caso da matemática é muito difícil introduzir o tema contudo no fim de um período, no último dia de aulas em que às vezes havia mais convívio, mais festa, dava para introduzir alguma coisa”, recorda.

Ao longo desta semana, o Programa ECCLESIA a partir das 22h45 na Antena 1 está a dar a conhecer histórias de vida ligadas ao sacerdócio ou à vida consagrada, religiosa e secular.

Uma rubrica integrada na Semana de Oração pelas Vocações que a Igreja Católica está a assinalar até ao próximo domingo.

SN/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top