D. João Lavrador preside no dia 30 de junho à ordenação sacerdotal do diácono Fábio Carvalho

Foto Igreja Açores

Angra do Heroísmo, 11 jun 2019 (Ecclesia) – O bispo de Angra, nos Açores, diz que a ordenação de um novo sacerdote é um “dom” e um “desafio” para toda a Igreja Católica.

Numa carta pastoral dedicada à ordenação próxima de um novo sacerdote para a diocese açoriana, marcada para dia 30 de junho, D. João Lavrador salienta que “um sacerdote é um dos maiores dons de Deus à Sua Igreja e, por isso, deve despertar sentimentos de alegria”, mas também uma “ação mais participativa e consciente” da parte das comunidades cristãs.

“A comunidade cristã, em todos os seus membros, deve sentir-se comprometida pela promoção vocacional, nomeadamente com as vocações sacerdotais”, frisa o responsável católico, no documento publicado pelo portal Igreja Açores.

No dia 30 de junho D. João Lavrador celebra a ordenação sacerdotal do diácono Fábio Carvalho, na igreja de Nossa Senhora da Estrela, na Ribeira Grande.

O bispo de Angra desafia “as famílias, os párocos e outros sacerdotes, os catequistas, os animadores da pastoral juvenil e os movimentos apostólicos” a reforçarem o seu papel na construção e desenvolvimento de novas vocações.

“Oferecendo espaços de oração, de reflexão e despertando o compromisso vocacional junto das crianças e jovens das diversas comunidades cristãs”, pode ler-se.

O prelado recorda ainda que a diocese açoriana está neste momento “empenhada em começar um novo estilo de ação pastoral através da caminhada sinodal” e realça que “se este dinamismo deve manifestar-se no empenho e participação de todos os batizados em todas as áreas da evangelização, ele terá de atuar de modo especifico na pastoral das vocações”.

“Deste modo, sentimos o desafio a promover comunidades cristãs verdadeiramente ministeriais e despertadoras da vocação de cada um dos batizados”, completa D. João Lavrador, que conclui a sua carta pastoral pedindo às pessoas para que “rezem pelo diácono Fábio Carvalho, e pelo presbitério da diocese, para que sejam verdadeiramente fieis a Jesus Cristo que chama e envia em missão”.

“Comprometamo-nos na edificação de uma comunidade diocesana que escute o apelo de Jesus de Nazaré que continua a chamar e a enviar os seus discípulos em missão para a evangelização do mundo de hoje”, exorta D. João Lavrador.

De acordo com o portal informativo ‘Igreja Açores’, o diácono Fábio Carvalho, que frequenta o sexto ano do Seminário Episcopal de Angra, será o sexto sacerdote ordenado por D. João Lavrador desde que é bispo de Angra.

JCP

Partilhar:
Share