Vocação: «Segredo» está no «dar», diz o bispo de Bragança-Miranda

D. José Cordeiro falou com estudantes e membros dos grupos juvenis católicos no encerramento da Semana de Oração pelas Vocações

Bragança, 30 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda incentivou este sábado e domingo os jovens da diocese a pautarem a sua vida pela disponibilidade a Deus e ao próximo e a destacarem-se por um cristianismo fecundo e autêntico.

Durante a celebração da festa diocesana da juventude, que coincidiu com o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, este domingo, na catedral de Bragança, D. José Cordeiro recordou aos mais novos – cerca de quatrocentos elementos, na sua maioria ligados a grupos juvenis católicos – a importância de “abrir o coração a Deus e viver a alegria de ser cristão”.

O “segredo” para corresponder a estes dois desafios, salientou o prelado na homilia enviada hoje à Agência ECCLESIA, está na capacidade de cada um fazer uso aos seus talentos, no meio da sociedade, sem distinções, ajudando “grandes e pequenos”, à imagem de Cristo “Bom Pastor”.

Todo aquele que é incapaz de “dar” tem o seu coração dominado pela “sombra” e pelo “vazio”, avisou o bispo de Bragança-Miranda, apelando à comunidade juvenil que aprenda a desenvolver o “dom” da entrega, a partir de uma fé “à medida de Deus”.

Atingir este nível de exigência, acrescentou, é também viver a verdadeira “vocação” cristã e receber uma “alegria que não tem ressaca, porque não é passageira”, sublinhou.

Uma mensagem que D. José Manuel Cordeiro teve ocasião de transmitir também este sábado, durante a bênção dos alunos finalistas do Instituto Politécnico de Bragança.

Na ocasião, o responsável diocesano recordou que a imagem do “pastor” que vem descrita nos Evangelhos, como alguém que “dá a vida” pelos outros, “não é exclusiva dos ministros da Igreja mas inclui todos os homens e mulheres de boa vontade e especialmente os cristãos”.

O prelado desafiou ainda os estudantes a “não desistirem de esperar um amanhã melhor do que o hoje” e a assumirem a construção desse futuro, com “coragem e confiança”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top