Viseu, 04 Jan (Ecclesia) – O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, afirmou que a Igreja Católica quer falar à “cidade” marcada pela “confusão laicista”, onde os seus responsáveis se perdem em interesses alheios aos valores éticos, minados pela corrupção.
Numa homilia proferida no último Domingo e hoje divulgada pelo gabinete de informação da diocese, o prelado considera que é necessário mostrar o “projecto de Deus que ama, efectivamente, todas as pessoas, de todos os povos e em todos os tempos”.
A Igreja, acrescentou, deve mostrar “onde encontrar soluções, que caminho seguir e quais as alternativas aos fracassos actuais”.
D. Ilídio Leandro espera que todo os católicos de Viseu se sintam a “participar na construção do que é comum e aberto a todos os que, sem o saberem, também pertencem à mesma casa e são destinatários dos mesmos bens”.
“A vida nas comunidades seja evangelizadora e consequente, orante e sacerdotal, ética e testemunhante, conduzida por todos os carismas e ministérios, numa comunhão de fé e de caridade, concretizando e mostrando razões visíveis da esperança cristã”, desejou.
O prelado convocou um sínodo diocesano, que decorre até 2015, para promover um estudo da realidade eclesial.
Os sínodos são assembleias consultivas cujas decisões só podem ser publicadas com a autorização do Bispo, no caso das dioceses.
GI/OC