DR

Viseu, 13 ago 2020 (Ecclesia) – A diocese de Viseu informou hoje que o padre Manuel António da Rocha Fonte Santos, pároco de Mangualde e responsável do Departamento Laicado e Família faleceu.

“A Diocese de Viseu tem o dever de comunicar com dor e pesar que o Senhor chamou apressadamente para Si o Reverendo Padre Manuel António da Rocha Fonte Santos. Deixou-nos inesperadamente, confortado com a receção da Sagrada Comunhão, entregando toda a sua vida a Deus e ao serviço da Igreja, conduzido pela mão do Coração de Maria, de quem se sentia um filho querido e amado”, informa um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A diocese “manifesta os seus pêsames” extensíveis à família, comunidade paroquial de Mangualde, às outras comunidades que o padre serviu e “à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, a quem ele esteve ligado até ao ano de 2019, em que se incardinou na Diocese”.

As cerimónias fúnebres irão decorrer entre as paróquias de Tondela e Mangualde, com missas exequiais às 11h30 e 18h, respetivamente.

Natural de Lourenço Marques, Moçambique, o padre Manuel António da Rocha Fonte Santos nasceu a 7 de julho de 1961, tendo, em outubro de 1967, vindo para Portugal, com a mãe e os quatro irmãos “para a Senhora do Monte, em Pedroso, onde viveu com os pais, irmãos e a avó, ajudando desde muito cedo no serviço ao altar da capela”.

A sua formação académica realizou-se entre as escolas da Senhora do Monte, Carvalhos e Vila Nova de Gaia, tendo sido “um dos fundadores do Grupo de Jovens da Senhora do Monte, que viria a integrar o Movimento Cristão Juvenil de Pedroso MCJP”.

O padre Manuel António da Rocha Fonte Santos entrou para a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, de Santo António Maria Claret, onde estudou teologia e se formou e foi ordenado sacerdote a 8 de julho de 1990, na Sé do Porto, por D. Júlio Tavares Rebimbas.

Foi pároco em Tondela, diretor Pedagógico do Colégio Internato dos Carvalhos, e pároco ainda na diocese de Lisboa e Setúbal.

“Voltou a Tondela onde foi Pároco entre 2008 e 2014. Foi Pároco de Campo de Madalena de 27 de setembro de 2015 a 2017, altura em que se tornou Pároco de Mangualde a 17 de setembro de 2017, até ao presente”.

Na diocese de Viseu foi ainda responsável do Departamento Laicado e Família, Movimentos e Obras da Diocese, Diretor Diocesano da Escola da Fé e Assistente Espiritual do Encontro Matrimonial.

LS

Partilhar:
Share