Viseu: Faleceu o padre António da Rocha Freirinha

Viseu, 19 jul 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu informa que faleceu o padre António da Rocha Freirinha, aos 87 anos de idade, que residia no Centro Sócio Pastoral diocesano.

O padre António da Rocha Freirinha era natural da Paróquia de Pinho, em São Pedro do Sul; nasceu em 14 de novembro de 1931 e foi ordenado sacerdote no dia 25 de março de 1956, na Sé de Viseu depois de frequentar os seminários da diocese.

O sacerdote que residia no Centro Sócio Pastoral faleceu esta quarta-feira, dia 17 de julho, e o bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu à celebração das exéquias em Pinho, esta quinta-feira à tarde.

A diocese informa que iniciou as suas responsabilidades pastorais como sub-director do Lar-Escola de Santo António, de agosto de 1961 até 1970 foi pároco de Carvalhal Redondo tendo também à sua responsabilidade a capelania das minas da Urgeiriça.

Foi pároco também de Oliveira do Conde e assistente regional da Ação Católica Rural e responsável pela pastoral da juventude no Arciprestado de Nelas.

O padre António da Rocha Freirinha foi também professor de Moral na Escola Técnica do Dão (1967-1972) e na Escola Preparatória de Nelas (1972-1976) e depois obteve a licenciatura em Direito Canónico na Universidade de Navarra (Espanha).

Durante 10 anos, entre outubro de 1978 e 1988, foi pároco de Antas, Casal Vasco e São João da Fresta, sendo arcipreste durante três anos e delegado no Arciprestado de Fornos de Algodres para a juventude.

De 1987 a 1991 o sacerdote foi presidente da direção da Fraternidade Sacerdotal e membro do Conselho Presbiteral, e a partir de 19 de setembro 1988, foi pároco de Vouzela, capelão do hospital e professor da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola preparatória e também na secundária.

Do serviço pastoral destaca-se também ter vice oficial do Tribunal Diocesano de Viseu (1990-1996); Foi assistente diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos e, em agosto de 2002 nomeado vigário judicial adjunto, por mais um triénio, e também juiz do Tribunal Diocesano de Viseu.

Entre janeiro de 2003 até setembro de 2007, o padre António da Rocha Freirinha foi o reitor da igreja do Carmo, em Viseu, lê-se ainda no sítio online da diocese.

CB

Partilhar:
Scroll to Top