Viseu: Faleceu o cónego Jerónimo Coutinho

Viseu, 16 nov 2023 (Ecclesia) – O cónego Jerónimo Rodrigues Coutinho, sacerdote do presbitério de Viseu, faleceu esta quarta-feira, dia 15 de novembro de 2023, aos 94 anos de idade, no Centro Sócio Pastoral, onde residia, informa a Diocese de Viseu.

“Rezemos pelo eterno descanso deste nosso irmão sacerdote, pelo conforto espiritual de toda a sua família e pelo aumento das vocações sacerdotais para a nossa Diocese”, pede o bispo de Viseu, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. António Luciano assinala que com uma vida mergulhada em Cristo e com profunda devoção a Nossa Senhora, o cónego Jerónimo Coutinho “aceitou com fé o sofrimento e as provações dos últimos anos de vida”, sempre conformado com a vontade de Deus e na fidelidade à Igreja, e agradece ao Centro Sócio Pastoral da Diocese de Viseu “todos os cuidados e atenção”.

“Aliviado das suas dores e sofrimentos, deixa o seu convívio na terra dos vivos, para participar em plenitude no mistério Pascal de Cristo, Crucificado e Ressuscitado; Rezemos pelo seu eterno descanso. Agradeço a Deus o dom do seu ministério sacerdotal e o serviço prestado à Igreja Diocesana nas instituições e paróquias que serviu”, desenvolve o bispo de Viseu.

A Diocese de Viseu informa que o cónego Jerónimo Rodrigues Coutinho vai ser velado a partir das 09h00 desta sexta-feira, na Sé de Viseu, a partir das 11h00 é celebrada a Eucaristia Exequial, presidida pelo bispo diocesano, seguindo para a igreja paroquial de Serrazes (São Pedro do Sul), onde celebram novamente a Eucaristia, às 15h00, ficando sepultado no cemitério local.

O cónego Jerónimo Rodrigues Coutinho nasceu a 17 de dezembro de 1928, “no seio de uma família profundamente cristã”, onde o testemunho dos seus pais e familiares “marcaram o sonho da sua vocação sacerdotal e a vida testemunhada na vivência do ministério presbiteral”, assinala D. António Luciano.

O sacerdote frequentou o Seminário Menor de São José, em Fornos de Algodres, e o Seminário Maior de Viseu, sendo ordenado presbítero a 5 de julho de 1953, pelo então bispo diocesana, D. José da Cruz Moreira Pinto.

O cónego Jerónimo Rodrigues Coutinho iniciou o seu múnus sacerdotal no Seminário de São José, em Fornos de Algodres, como prefeito, ecónomo e professor, uma missão que exerceu posteriormente no Seminário Maior de Viseu.

Segundo a diocese, foi também pároco de várias paróquias – Ranhados, Fragosela, Quintela de Azurara, Freixiosa e Lordosa – professor da disciplina de Religião e Moral, capelão de algumas instituições e colaborador no Tribunal Eclesiástico; administrou, durante vários anos a Sé de Viseu, como membro do Cabido, e foi cónego penitenciário.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top