Viseu: Diocese quer concretizar Unidades Pastorais e valorizar grupos de corresponsabilidade

Viseu, 07 nov 2016 (Ecclesia) – O bispo de Viseu destacou a importância do Conselho Pastoral Diocesano de Viseu na vida e na ação pastoral “em chave missionária” dessa Igreja local, na reunião realizada no Centro sociopastoral.

D. Ilídio Leandro explicou que a atitude missionária é um pressuposto exigido pela conceção da ação pastoral “em chave missionária”, “enraizada na força e no dinamismo que brota da Eucaristia” e apresentou como referência da Exortação do Papa Francisco ‘Evangelii Gaudium’ e a passagem do envio dos 72 discípulos do Evangelho de São Lucas.

No programa da reunião do Conselho Pastoral Diocesano de Viseu, que tem uma nova configuração pós-sinodal, houve um momento de trabalho de grupos que proporcionou uma reflexão sobre o “que se pode fazer para dinamizar a diocese, em todos os arciprestados”, nas diversas áreas de ação pastoral.

Neste contexto, no seu sítio online, a Diocese de Viseu acrescenta que se concretiza nas Unidades Pastorais e valorizando o contributo dos grupos de corresponsabilidade nas estruturas de base.

As Unidades Pastorais vão surgir onde os párocos tenham “abertura a colaborarem uns com os outros” e os grupos de corresponsabilidade são “necessários ao nascimento das Unidades Pastorais”.

Na reunião do Conselho Pastoral Diocesano de Viseu também estiveram em analise assuntos como o envolvimento das famílias na catequese, formação para adultos nos arciprestados, abertura ao diálogo, “para além do seu grupo de amigos”, e colaboração entre paróquias, numa “perspetiva da corresponsabilidade de quem se sente discípulo e quer criar comunhão” da paróquia à diocese.

A eleição dos elementos do Secretariado Permanente foi feita com base nos termos dos novos Estatutos que foram também apresentados na reunião realizada este sábado no Centro sócio-pastoral.

O Plano Pastoral Diocesano foi apresentado, “em traços largos”, como instrumento a ser concretizado nos planos de ação interparoquiais e arciprestais.

Foi ainda vincada a importância do trabalho dos conselheiros para que as propostas do Conselho Pastoral Diocesano “possam ser concretizadas localmente”.

A Diocese de Viseu informa também que a reunião foi conduzida pelo vigário para a Pastoral e o vigário geral, respetivamente os padres Virgílio e Armando Domingues.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top