Viseu, 26 mar 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Viseu dinamiza o ‘Encontro de Páscoa do Pré-Seminário’, que se destina a rapazes com mais de 15 anos, entre hoje e quinta-feira, de 26 a 28 de março, no seminário daquela cidade.
Este encontro é aberto aos rapazes “que desejem vivenciar a experiência do seminário, conciliando a dimensão espiritual, humana, relacional e cultural, partilhando-a com outros jovens, mas também com os seminaristas”, explica o padre António Jorge, responsável pelo Pré-Seminário em conjunto com os padres João Zuzarte e José Mota.
O programa deste Pré-Seminário, intitulado “Cristo ama-te! Por onde O procuras?”, abrange os “P’s da perdição” (possuir, prazer, poder) e os “P’s da Páscoa” (partilha, pureza, pequenez), através da vivência dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência.
Durante estes três dias de oração, reflexão e convívio, que decorrem durante a Semana Santa, os jovens são convidados a partilhar experiências, no seminário, mas também junto da comunidade.
Esta terça-feira, dia 26 de março, ao final da tarde, é feito o acolhimento aos participantes, às 20h30 tem início o sarau de apresentação/reflexão sobre o tema, acompanhado por um jogo e oração da noite.
O dia 27 começa com a oração da manhã, às 09h00, e segue-se uma “Visita à Pobreza”, junto da Cáritas Diocesana de Viseu; depois do almoço, às 14h30, os jovens participam na Via-Sacra, que tem lugar no Seminário de Viseu, e, uma hora mais tarde, começa a “Visita à Castidade” junto das Irmãs Concepcionistas de Santa Beatriz da Silva.
O segundo dia continua, pelas 18h00, com a “Visita à Obediência”, com a presença do bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, às 19h00 é rezado o terço e, uma hora mais tarde, começa o jantar com os seminaristas, pelas 20h30 é preparada a liturgia da Missa Crismal, o dia termina com a visualização de um filme, que será depois debatido em conjunto com os seminaristas.
No dia 28, no ‘Encontro de Páscoa do Pré-Seminário’, pelas 08h30, têm início as Laudes com os seminaristas. Pelas 10h30 participam, como acólitos, na Missa Crismal na Sé. O encontro termina às 13h00 com o almoço com o clero, servido no Seminário de Viseu.
LFS