Na Missa Crismal, o bispo de Viseu pediu um presbitério fraterno e em «estreita comunhão»
Viseu, 29 mar 2018 (Ecclesia) – O Bispo de Viseu pediu hoje “inspiração, vontade e coragem” aos sacerdotes para “investir” na pastoral familiar, preparando e ajudando “casais e famílias” no crescimento e “dificuldades”.
“Peçamos ao Senhor que nos dê a inspiração, a vontade e a coragem de investir, em cheio, na pastoral familiar, preparando, com entusiasmo, alegria e muita dedicação, os matrimónios que celebramos”, afirmou D. Ilídio Leandro, na celebração da Missa Crismal que presidiu esta manhã, na Sé diocesana.
Aos sacerdotes lembrou ser “imprescindível” apoiar e ajudar “os casais e as famílias no seu crescimento e nas suas dificuldades”.
“Que os ajudemos a preparar o batismo dos seus filhos e encontremos as melhores formas de incentivar à participação de todos – jovens, crianças, famílias e pais – na vida da Comunidade”.
Reconhecendo que a “Igreja e a Diocese” precisam de vocações “de verdadeira e feliz consagração no sacerdócio, na vida religiosa e na vida missionária”, indicou D. Ilídio que é na família que é necessário fundamentar a vocação.
“É a família que precisa de fundamentar a sua vocação e a sua missão para que, das famílias, de acordo com a vontade de Deus e as necessidades do Mundo e da Igreja, as vocações surjam e floresçam, trazendo novas e fundadas esperanças para os novos tempos”.
Pediu D. Ilídio Leandro um presbitério “sinal da fraternidade sacramental e da bela, profunda e estreita comunhão”.
LS