Mudanças nas paróquias e estruturas apresentada pelo bispo diocesano

Viseu, 13 ago 2020 (Ecclesia) – O bispo de Viseu publicou as nomeações na diocese para o próximo ano pastoral e afirmou estarem em “linha de fé, de esperança, de caridade, de disponibilidade interior e de serviço generoso à Igreja”.

“As novas nomeações devem ser sempre avaliadas numa linha de fé, de esperança, de caridade, de disponibilidade interior e de serviço generoso à Igreja. Tendo presente o maior bem dos sacerdotes, diáconos e povo de Deus, atendendo ao limite de idade, a razões de saúde ou outras prioridades dos Institutos de Vida consagrada masculina”, escreveu D. António Luciano, num decreto publicado na página da Internet da diocese de Viseu.

As mudanças que se operam a partir do decreto querem “servir a Igreja” para “um bem maior espiritual do seu povo”.

“Mesmo em tempo de pandemia, houve necessidade de, em diálogo com os sacerdotes, consagrados, leigos e outros colaboradores, discernir qual a vontade de Deus para responder com generosidade, fruto da oração aos novos serviços que a Igreja Diocesana nos pede”, afirmou.

Para além de nomeações para as paróquias D. António Luciano designou novos responsáveis para o Seminário Maior de Viseu, para o departamento Clero, Vocações e Vida Consagrada, departamento da Pastoral Social e Mobilidade Humana e Secretariado da Educação Cristã.

LS

Partilhar:
Share